Economia

Kwanza em queda face ao euro e dólar

A moeda nacional já depreciou 17,4 por cento face ao dólar e 21,4 por cento face ao euro, desde o início do ano, influenciada pela menor disponibilidade de divisas no mercado cambial, afectando, assim, o diferencial entre as taxas de câmbio oficial e o informal das principais moedas, com o dólar a valer 770 kwanzas e o euro a 880,50 kwanzas na rua.

19/08/2020  Última atualização 11H56
DR © Fotografia por: Kwanza em queda face ao euro e dólar

Os dados do Banco Nacional de Angola (BNA) indicam que comprar um dólar nos bancos custava, na quarta-feira, 584,02 kwanzas, quando no início de Janeiro estava a 482,227 kwanzas. O euro foi vendido, no mercado oficial, por 687,10 kwanzas, quando no início do ano custava 539,78.

A justificar a queda do Kwanza está a redução dos re-cursos em moeda estrangeira, provocada pela queda na receita de exportação do petróleo, principal fonte de receita do país.

De acordo com informações publicadas pelo Jornal Expansão, na edição de 8 de Agosto, o mesmo sucede com euro. Quando o oficial despacha a moeda nos 687,10 kwanzas, as ruas de Luanda estão a vender um euro a 880,50, representando um diferencial de 28,10 por cento, comparativamente às taxas praticadas pelo mercado oficial.

Essas alterações no cambial já foram justificadas pelo regulador, em resposta recente ao Expansão, com a flexibilização do mercado. Segundo o BNA, o regime cambial flexível tem vantagem de permitir “corrigir as distorções” e a “política cambial continuará o seu curso, tendo presente os objectivos definidos no programa do Executivo”, defendeu o banco central.

O BNA garantiu ao Expansão que tem poder para intervir no mercado, nos casos de o curso da moeda se mostrar insustentável. “O BNA tem poder de intervir no mercado cambial, para inverter o curso da moeda, caso este se revele insustentável. Pode fazer isso através da injecção de mais liquidez em moeda estrangeira (aumento da oferta) ou via política monetária mais restritiva, tendo sempre presente o seu objectivo principal, que consiste na estabilização de preços na economia”, indicou o BNA.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia