Regiões

Kuimba tem novo centro médico

Fernando Neto | Nzeto

Jornalista

O Bairro Terra Nova, no município do Kuimba, província do Zaire, conta com mais um centro de saúde, com 20 camas, inaugurado pelo governador Adriano Mendes de Carvalho.

06/03/2023  Última atualização 07H15
Serviços de saúde estão mais próximos das comunidades © Fotografia por: DR

As obras, numa área de 416 metros quadrados, duraram quatro anos, no âmbito do Programa de Desenvolvimento Local e Combate à Fome, e ficaram orçadas em 94.679.000 kwanzas, incluindo o apetrechamento. 

O vice-governador para o Sector Político, Económico e Social, Afonso Nzolameso, exortou à população no sentido de cuidar bem o centro de saúde, para que deixe de percorrer longas distâncias à procura de assistência médica.

"Ganhamos mais um centro de saúde, precisamos cuidá-lo, porque muitas infra-estruturas colocadas à disposição da população foram vandalizadas, por isso devem denunciar estes actos”, disse Afonso Nzolameso. 

Por seu turno, o director municipal da Saúde, Miranda Kiavuvu Neto, deu a conhecer que, com a inauguração da nova infra-estrutura, o município do Kuimba passa a contar com 15 unidades sanitárias. 

Segundo o director municipal da Saúde, a localidade tem falta de especialistas das áreas de Ginecologia, Ortopedia, Cirurgia, Medicina Interna, Estomatologia e Cardiologia. Teresa André, 30 anos, residente nas 200 casas, disse que o novo centro de saúde permite aproximar os cuidados médicos e medicamentosos, bem como diminuir as enchentes no Hospital Municipal e no Centro Materno Infantil. 

"Este centro de saúde vai trazer muitas vantagens à população, em termos de aproximação dos serviços de saúde e, também, evitar as deslocações para o Hospital Municipal ou para o Centro Materno Infantil”, disse. 

De salientar que o governador provincial do Zaire, Adriano Mendes de Carvalho, aproveitou a ocasião para visitar o Centro Materno Infantil, as obras de uma escola de sete salas de aula, no Bairro Bela Vista, e outra de 12 salas, no Bairro Terra Nova.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Regiões