Regiões

Kuimba, Nóqui e Tomboco celebram elevação à categoria de vila

Jaquelino Figueiredo | Mbanza Kongo

Jornalista

As sedes municipais do Kuimba, Nóqui e Tomboco, na província do Zaire, estão em festa. Hoje, celebram 62 anos, desde que foram elevadas à categoria de vila.

01/08/2024  Última atualização 20H49
vila do Kuimba © Fotografia por: Garcia Mayatoko | Edições Novembro | Mbanza Kongo
Para a administradora do Kuimba, o município está num bom caminho, sobretudo pelo facto do "início da exploração mineira na comuna da Serra de Kanda" e das "solicitações por parte de duas empresas interessadas em explorar a galena, o zinco e o chumbo naquela região onde se acredita que também há diamantes e o fosfato, mas que carecem de estudos de prospecção". 

Por outro lado, a falta de investimento preocupa porque ainda se está por resolver problemas que assolam a localidade com mais de 94 mil habitantes. 

Por seu turno, o administrador do Nóqui, Manuel José António, acredita que a conclusão das obras de asfaltagem dos 104,6 dos 165 quilómetros da Estrada Nacional 120 vai impulsionar o desenvolvimento do território sob sua responsabilidade. 

"Temos o Nóqui em franco desenvolvimento, tendo em conta a construção de algumas infra-estruturas sociais, refiro-me concretamente da Estrada Nacional 120, cujas obras decorrem a bom ritmo e, faltam por asfaltar, apenas, 26 quilómetros para alcançar a sede municipal, a construção de algumas escolas, temos o início das obras de construção da ponte do cais, cujo contrato já foi celebrado com a construtora", frisou.

Ao passo que  no município do Tomboco, que conta com 46.025 habitantes, com grandes potencialidades agrícolas, onde milhares de toneladas de citrinos, abacaxi, batata-doce, abacate, entre outros, são produzidas todos os anos, os sectores de Educação, Saúde e estradas são a aposta das autoridades locais.

"Nestas festas vamos inaugurar um posto de Saúde e a respectiva resistência para os enfermeiros, bem como uma escola de três salas e uma residência para os professores, na localidade do Lumbi, na comuna do Kinsimba. A nível do Hospital Municipal devo destacar a instalação do equipamento de Raio-X e do aparelho de ecografia", apontou o o administrador Paulino Mpolo A Ntinu.

No quadro do problema geral das celebrações, as três circunscrições como forma de simbolizar o 62.° aniversário da elevação à categoria de vila organizam feiras de produção e maratonas músico-culturais como os pontos mais altos das comemorações. 

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Regiões