Cultura

Kota Kabilingue representa Cuanza-Norte na fase nacional

André Brandão | Ndalatando

O músico Manuel Jorge Jungo, conhecido nas lides artísticas por Kota Kabilingui, vai representar, pela primeira vez, a província do Cuanza-Norte na fase nacional do concurso “Top dos Mais Queridos”, da Rádio Nacional de Angola, depois de vencer a fase provincial, com 42 por cento dos votos.

01/06/2023  Última atualização 07H50
Top dos Mais Queridos © Fotografia por: Arquivo
A concorrer com a música "Diabo tá Amarrado”, o músico sente-se satisfeito pela confiança que lhe foi depositada pelos fãs e público em geral, pela conquista do primeiro lugar a nível da província, pelo que almeja ficar entre os três primeiros na fase nacional.

A música vencedora da fase provincial do Cuanza-Norte é, de acordo com o autor, uma clara referência da vitória do bem sobre o mal. No estilo kassanda, o tema "Diabo tá Amarrado” foi gravada em 2022, em Ndalatando, no Estúdio do produtor Djei Meta.

Kota Kabilingui foi eleito o músico "Mais Querido”, este ano, no Cuanza-Norte, habilitando-se a representar a província na edição 2023 do Top dos Mais Queridos da Rádio Nacional de Angola, cuja gala se realiza em Outubro, por ocasião de mais um aniversário daquela estação emissora.

O músico Kito Nogueira, vencedor da fase provincial do Top dos Mais Queridos no Cuanza-Norte, edição 2021, exortou os naturais da província a votar para o representante provincial, por forma a garantir o maior número de votos possíveis e ocupar um lugar de destaque na classificação final.

Na ocasião, o director provincial da Emissora do Cuanza-Norte, Rodrigo Fontoura, considerou que foi um trabalho difícil escolher o vencedor a nível da província, num concurso onde participaram 350 artistas de diferentes estilos musicais, entre semba, kizomba, kuduro, merengue, kazucuta e kilapanga, provenientes dos 10 municípios da província.

Kota Kabilingui nasceu na comuna do Máua, município de Ambaca. Tem 37 anos e trabalhou na construção do hospital municipal de Camabatela, como ajudante de pedreiro, local onde começou a sentir o agravamento dos seus problemas de visão, tendo anos mais tarde acabado ficar totalmente invisual.

O Top dos Mais Queridos é uma iniciativa cultural da Rádio Nacional de Angola-EP (RNA-EP), que visa premiar as músicas de cantores individuais ou bandas mais ouvidas nos seus canais, envolvendo os ouvintes pela votação no processo de selecção das canções em concurso.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura