O Executivo aprovou, na manhã desta quinta-feira, em Conselho de Ministros, um diploma que suspende, por três anos, a exportação de madeira bruta no país, para promover a exploração sustentável dos recursos florestais, proteger o ambiente e garantir a reflorestação.
Os funcionários públicos e agentes administrativos que trabalham em zonas de difícil acesso e desprovidas de ofertas de bens e serviços essenciais vão passar a beneficiar, a partir deste ano, de subsídios de isolamento, instalação, renda de casa e de preferência na mobilidade do cônjuge ou unido de facto e ao acesso à habitação, entre outros benefícios atribuídos pelo Estado.
A reunião preparatória para a realização da 1ª Conferência Marítima da Comunidade Económica dos Estados da África Central (CEEAC) teve início, esta segunda-feira, em Kinshasa, República Democrática do Congo (RDC), informa uma nota de imprensa do Ministério das Relações Exteriores enviada ao Jornal de Angola.
Segundo a nota de imprensa, a reunião preparatória foi aberta pelo ministro da Integração Regional e Francofonia da RDC, Didier Mazenga, e contou com as intervenções do presidente da Comissão da CEEAC, Gilberto da Piedade Veríssimo, e do chefe da Delegação da União Europeia na República Democrática do Congo.
A reunião preparatória decorre sob o lema "Governação e Segurança do Espaço Marítimo da CEEAC para o Desenvolvimento de uma Economia Azul na África Central” e encerra a 2 de Dezembro, com uma reunião ministerial.
Em cinco dias, refere a nota, os técnicos da CEEAC vão analisar temas sobre a "Estratégia da Política e Governação Marítima da CEEAC”, "Segurança Marítima da CEEAC” e "Desenvolvimento da Economia Azul Sustentável”.
A delegação angolana é chefiada pelo Director para África, Médio Oriente e Organizações Regionais do Ministério das Relações Exteriores, Miguel César Domingos Bembe, que vai apresentar as linhas essenciais da "Estratégia Nacional para o Mar de Angola” e da "Lei dos Espaços Marítimos” que fixa os limites de base para a delimitação e a demarcação marítima sob soberania e jurisdição do país.
Consta também na agenda a temática sobre "Política e Estratégia da República de Angola em Matéria de Segurança e Desenvolvimento Marítimo a longo prazo, com revisões intercaladas e acrescidas”.
A equipa técnica multissectorial angolana é composta pelos ministérios das Relações Exteriores, da Defesa Nacional, Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria, Interior, das Pescas e Recursos Marinhos, Transportes e dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás.
Fazem ainda parte da delegação angolana os embaixadores de Angola na RDC, Miguel Costa, no Gabão, Lizete Pena, o representante permanente junto da CEEAC, Gilberto da Piedade Veríssimo, bem como o comandante da Polícia Fiscal e Aduaneira, comissário Manuel Chima.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginO ministro de Estado e chefe da Casa Civil do Presidente da República defendeu, quarta-feira, em Luanda, maior aproximação da Constituição da República de Angola (CRA) aos cidadãos, para a construção de uma sociedade livre, justa, democrática, de paz e igualdade.
Angola e Burundi estiveram à conversa para analisar o quadro de cooperação e perspectivar o reforço bilateral entre os dois países, na quarta-feira, nas instalações da Missão Diplomática Nacional, em Adis Abeba, na Etiópia.
Teve início, na quarta-feira, mais uma edição do Mundial de Clubes, que decorre de 1 a 11 de Fevereiro, em Marrocos. A competição conta com sete equipas, incluindo o Flamengo (detentor da Libertadores), o Real Madrid (detentor da Liga dos Campeões) e o Wydad Casablanca (detentor da Liga dos Campeões Africanos e representante do país sede).
O secretário provincial da Cultura, Ernesto Barros André, anunciou, quarta-feira, em Cabinda, a requalificação do local onde se concentravam escravos na época do tráfico negreiro, na aldeia de Chifunca, município de Cacongo.