A 120ª edição das Festas de Nossa Senhora do Monte, abre, hoje, na cidade do Lubango, com uma ementa caprichada pela organização com destaque para várias actividades socioculturais, desportivas, económicas, entre outras que se prevê atrair dezenas de turistas nacionais e estrangeiros.
O antigo Instituto Médio Agrário, que se dedicava à formação, até os anos 80, de quadros para a agronomia é hoje uma escola de referência, ao nível local, de formação em artes e ofícios, denominada “Cidade Jovem de Sucesso”.
A Universidade Kimpa Vita (UNIKIVI) vai dar início, nos próximos tempos, de cursos de mestrado nas unidades orgânicas, anunciou, ontem, no Uíge, o novo reitor daquela instituição académica.
Pedro Vita, que falava durante a cerimónia de tomada de posse, juntamente com os seus vice-reitores, referiu que a UNIKIVI pretende criar os cursos de mestrado para possibilitar que os estudantes possam adquirir formação de pós-graduação a nível local.
O académico anunciou, ainda, a implementação, nos próximos anos, de novos cursos de licenciatura no Instituto Politécnico e nas faculdades de Direito e de Economia, bem como a promoção da formação do corpo docente ao nível de doutoramento no exterior do país.
Pedro Vita disse que os formados deverão ter a missão de, posteriormente, ajudar na criação de cursos de doutoramento nas respectivas unidades orgânicas. "Mas, em curto espaço de tempo, a nossa missão é criar novos cursos de licenciatura, tendo em conta a real situação da província do Uíge, e a implementação dos mestrados localmente”.
O reitor da Universidade realçou que se pretende implementar cursos técnicos e profissionais de curta duração, para facilitar a promoção do empreendedorismo no seio da população.
Para já, o responsável académico avançou que a Universidade Kimpa Vita assumiu total disponibilidade, como órgão de consultoria científica do Governo Provincial do Uíge, para a resolução dos vários problemas que afligem a população, devendo as autoridades governamentais criar uma base de dados para a academia poder dar soluções com base na ciência.
"O dever da Universidade não é apenas fornecer quadros à sociedade, mas estar integrada nela para conhecer os seus problemas e desafios e procurar soluções para os mesmos”, avançou para assegurar que a aposta passa, ainda, em ajudar com a criação de fazendas nos municípios.
Nessas fazendas, referiu que a instituição vai capacitar cientificamente os camponeses com as melhores técnicas de cultivo para saberem como cuidar das culturas, como e quando recolherem e, desta forma, dando maior rendimento e impacto social.
Sobre a tomada de posse, Pedro Vita avançou que começa uma fase de muitas responsabilidades, onde se obriga a demonstração de um árduo trabalho para a materialização das linhas de forças e do projecto de gestão apresentados durante a campanha eleitoral como candidato ao cargo de reitor.
"Este é um acto que simboliza o regresso da democracia nas instituições de ensino e foi possível a sua materialização devido à iniciativa e sábia orientação do Chefe de Estado, João Lourenço”, disse.
Considerou que o novo ciclo de gestão da Universidade representa a renovação e cria expectativas e esperanças nesta instituição de ensino superior, pelo que pretende contar com o empenho e motivação de todos os membros desta comunidade académica. Aos docentes e funcionários da Universidade, o reitor apelou a uma maior idoneidade, dedicação e sentido de responsabilidade, bem como uma melhor colaboração com a equipa reitoral.
Estrada do Campus Universitário
Trabalhos de alargamento e reciclagem, iniciados na segunda-feira, marcaram o início da obra de reabilitação do troço de seis quilómetros que liga o bairro Dunga ao Campus Universitário do Kimpa Vita.
A reabilitação, que consiste, ainda, na pavimentação, vai culminar com a aplicação de um novo tapete asfáltico, uma empreitada inserida no âmbito do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM), que deverá ser concluída em 12 meses.
A obra, orçada em 1.457.471.945 de kwanzas, contempla, também, a abertura de valas de drenagem, sinalização vertical e horizontal e outros elementos da segurança rodoviária.
O director do Gabinete Provincial de Infra-estruturas e Serviços Técnicos do Uíge, Alexandrino Afonso, considerou que a empreitada representa um ganho para a população, sobretudo aos estudantes e funcionários da Universidade, que tem mais de três mil alunos, por garantir a melhoria da circulação rodoviária.
Depois do arranque
dessa empreitada, o director do Gabinete Provincial de Alexandrino Afonso
apontou a reabilitação dos troços que ligam as bombas do Kandombe Velho e os bairros
Mongo–a–Liema e Bem-Vindo, com cerca de seis quilómetros cada.
António Capitão, Silvino Fortunato e Valter Gomes | Uíge
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginO ministro do Interior, Eugénio Laborinho, inaugurou, hoje, no Lubango, província de Huíla, o Centro Integrado de Segurança Pública (CISP), equipado para monitorar vários pontos do casco urbano e zonas da periferia.
O Ministro do Interior, Eugénio César Laborinho, apelou ao Serviço de Investigação Criminal (SIC), na inauguração da Sede de Cabinda, para que se preste atenção especial aos crimes cibernéticos praticados na província.
O líder do MPLA e candidato a Presidente da República, João Lourenço, participou, este domingo, em Luanda, num passeio de bicicleta, integrado num acto de apoio a sua candidatura nas Eleições Gerais de 24 de Agosto.
Até Dezembro deste ano, a companhia aérea angolana de bandeira (TAAG) vai implementar voos de ligação entre as cidades do Uíge, Cabinda e Kinshasa (República Democrática do Congo), anunciou ontem, o líder do MPLA, sendo ovacionado pela população que o acompanhava atentamente. Ouvia-se, entre gritos e assobios, que era uma boa "notícia".
A Comissão Nacional Eleitoral (CNE) considerou improcedente a reclamação do Partido Humanista de Angola (PHA) sobre determinados aspectos da Lei Eleitoral, por ser submetida fora do prazo. A informação foi prestada, ontem, em Luanda, pelo porta-voz da CNE, Lucas Quilundo, no final da sessão plenária extraordinária daquele órgão.
O presidente do P-Njango, Dinho Chingunji, disse, ontem, em Moçâmedes, província do Namibe, que, caso vença as Eleições Gerais de 24 de Agosto, vai apostar na juventude, por ser a franja maioritária da sociedade angolana e que está “bem preparada para conduzir, com eficiência, os destinos do pais”.
Os representantes das forças políticas e coligação de partidos, na província do Cuando Cubango, concorrentes às próximas eleições gerais de 24 de Agosto , garantiram, na cidade de Menongue, estarem preparados para “mergulharem” mata adentro, ao encontro das comunidades das zonas de difícil acesso e convencer as pessoas a votarem nos seus programas de governação.
O representante permanente de Angola Junto da União Africana (UA), embaixador Francisco José da Cruz, integra a Missão de Observação Eleitoral conjunta de curto prazo da UA e do Mercado Comum da África Oriental e Austral (COMESA), que vai acompanhar as Eleições Gerais no Quénia do dia 9 deste mês.