Estão esgotados os ingressos para o sector central e lateral direito da área VIP do espectáculo do músico brasileiro, Alexandre Pires, nos próximos dias 3 e 4 de Abril, no Centro de Conferências de Belas, em Luanda, soube o JA Online através de uma nota enviada pela organização do evento.
O actor Avelino Sebastião Viegas, membro do grupo de teatro Etu-Lene, falecido na última quarta-feira, aos 49 anos, no hospital Militar Principal, víitima de doença, vai hoje a enterrar, às 10h00, no Cemitério da Santa Ana, em Luanda.
O Ballet Tradicional Kilandukilu (BTK), uma referência da dança em Angola, comemora, hoje, o seu 39º aniversário desde a sua criação, no bairro Maculusso, em Luanda, num período eufórico da juventude.
Em declarações ao Jornal de Angola, terça-feira, o director do grupo, Maneco Vieira Dias, afirmou que embora na época a maioria dos grupos surgidos eram mais de danças de origem estrangeira, o Kilandukilu foi dos poucos que enveredou por danças angolanas, sobretudo a tradicional que perdura até aos dias de hoje.
Ao longo dos 39 anos de existência, disse, o Kilandukilu enquanto grupo tem vindo a trabalhar no país, em Luanda e no Uíge, e no exterior do país está em Lisboa, Portugal, e Recife, Brasil.
"O Kilandukilu tem vindo a trabalhar para que muito em breve seja uma realidade a 1ª edição do livro de "Vivências e Caminhos" do Kilandukilu, que será uma obra que vai retratar a sua trajectória. Para além do historial, serão também incorporados as suas criações desde a sua recolha até a sua apresentação final", afirmou o director do grupo.
Neste momento, referiu, o grupo está a preparar os seus 40 anos que se comemora em 2024, cujas jornadas foram abertas em Dezembro de 2023, com a realização de dois espectáculos realizados no Palácio de Ferro, com o título "O Caminho da Viagem”.
Maneco Vieira Dias frisou que na incursão da viagem que se iniciou há 39 anos, apenas dois sobreviveram, nomeadamente Ana Maria, hoje directora técnica do Ballet Tradicional Kilandukilu e o Mestre Petchú dos precursores da internacionalização da Dança Kizomba.
"Resumindo esta viagem terá a sua primeira estação em 2024, altura em que o BTK completará 40 anos", disse.
Para o presente ano, garantiu, estão previstos outros espectáculos que deverão acontecer no mês de Setembro, cujo término das jornadas culminarão em Março de 2024, ano que fecha o primeiro ciclo deste grupo de ballet, para transformar-se em "Academia Kilandukilu”.
"Queremos e vamos evoluir para Academia Kilandukilu, pois precisamos passar e ensinar aquilo que é conhecimento adquirido ao longo destes anos de existência e carreira", afirmou o director do grupo.
O Kilandukilu já representou o país em vários eventos internacionais em países como Portugal, Alemanha, Suécia, Polónia, África do Sul, Zimbabwe, Marrocos, Brasil, Cuba, Costa-Rica, Nicarágua, Índia, Coreia do Norte, Singapura, Japão, Espanha, Emiratos Árabes Unidos, Qatar, Israel, Coreia do Sul, França, Argentina, Turquia, Itália e Zâmbia.
No reportório do grupo constam obras como N'Golo (Força)dança Cazucuta/Xinguilamento, Yma Yeto (Nossas Coisas), Tchianda, Dança do Galo, Ohamba (Rei), Sonho da Contemporaneidade, Kiximbula, Homenagem aos Lenhadores e Kilandukilu. Nas suas exibições o grupo utiliza instrumentos como batuque, mondó, ngongue, puíta, ngaietas, djembés, reco-reco, bate-bate (bambu), apitos, marimbas, flauta, sacos plásticos, chocalhos, banheiras, dum-dum, pedrinhas, garrafas e outros efeitos sonoros como da água, vento da boca e assobios.
Origens do grupo
Designado inicialmente de Grupo Experimental de Dança Tradicional Kilandukilu, o actual Ballet Tradicional Kilandukilu foi fundado a 15 de Março de 1984, no bairro do Maculusso, em Luanda, por jovens entusiastas, tendo como principal meta a divulgação das danças africanas.
O grupo tem um projecto de divulgação desta arte com crianças brasileiras, em parceria com a organização não-governamental brasileira "Pés Descalços”, do Recife. Considerado como a força da dança tradicional angolana e maior referência no mercado nacional, o grupo tem como "cartão de visita” além-fronteiras as danças tradicionais angolanas.
Com 39 anos de existência, em prol da divulgação, valorização e preservação da dança tradicional, o grupo tem apostado num sistema de formação, por via de oficinas, para garantir a continuidade e a excelência em termos de qualidade do trabalho apresentado ao público.
Considerado baluarte das raízes tradicionais no que diz respeito à dança, de Angola para o exterior do país, o grupo não vira as costas ao seu projecto inicial e a sua aposta na dinamização da cultura, lutando, muitas vezes, contra a adversidade e os empecilhos.
O Kilandukilu, termo kimbundu que em português significa divertimento, tem como objectivos a pesquisa, recolha e estudos das manifestações culturais do povo angolano, em especial a dança tradicional de Angola, rituais fúnebres e guerreiras, bem como as recreativas e de salão, sem esquecer a contemporânea e a tradicional.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginO Serviço Nacional dos Direitos de Autor e Conexos (SENADIAC), enquanto órgão de gestão administrativa do Sistema Nacional dos Direitos de Autor e Conexos (SNDAC) vai apresentar, no próximo dia 21 do mês em curso, no Auditório do Instituto de Fomento Turístico (INFOTUR), em Luanda, o projecto, "Parceiros contra a Pirataria".
Morreu, esta quinta-feira, o actor Avelino Viegas, que deu vida a um dos personagens mais popular do teatro angolano "Kamba Mbinji", na peça o Feiticeiro e o Inteligente", vítima de doença prolongada, confirmou o JA Online.
Os vencedores das 16 categorias em votação no Top Rádio Kianda e o campeão do Prémio Carreira são conhecidos, amanhã, na Gala de Consagração, na Tenda da Baía de Luanda, numa noite onde são esperados mais de 600 pessoas.
O Banco Nacional de Angola (BNA) disse, esta terça-feira, em Luanda, que “ainda é muito cedo” para saber qual será o desfecho do Banco Económico, que se encontra actualmente numa “fase de intervenção correctiva”, sem descartar a possibilidade de encerrar.
O Interclube bateu o Atlético Sport Aviação (ASA), por 95-79, no Pavilhão da Cidadela e qualificou-se para a final da Taça de Angola, esta terça-feira, com Emanuel Quezada em grande plano, como homem do jogo, contribuindo com 23 pontos, nove assistências e seis ressaltos.
O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, criticou hoje Governos e outras autoridades que usam para fins políticos o racismo e a discriminação, advogando que "estão a brincar com o fogo".
O Comité de Política Monetária do Banco Nacional de Angola decidiu, esta terça-feira, reduzir a taxa básica de juros - Taxa BNA de 18 para 17 por cento, medida que deverá resultar num maior acesso ao crédito bancário pelos agentes económicos no mercado nacional.
O Quénia, onde cerca de 4,4 milhões de pessoas passam fome devido à seca, recebeu 25.000 toneladas de cereais da Ucrânia, o primeiro carregamento a chegar ao país desde a assinatura do acordo sobre os cereais, anunciou, esta terça-feira, a Organização das Nações Unidas (ONU), avança a Lusa.