Sociedade

Kilamba Kiaxi: Munícipes apresentam proposta para o orçamento de 2025

Winnie António e Sandra da Silva

Os munícipes do Kilamba Kiaxi apresentaram, quarta-feira, em Luanda, propostas para o orçamento de 2025, no âmbito do projecto "Orçamento Participativo", com o objectivo de apoiar as medidas de natureza política, sociais e económica daquela municipalidade.

08/08/2024  Última atualização 12H00
© Fotografia por: DR
A reunião de auscultação foi presidida pela administradora municipal do Kilamba Kiaxi, Naulila André, onde os munícipes aproveitaram o ensejo para colocar as suas maiores preocupações, bem como traçar um plano de contingência para as chuvas que se aproximam. A administradora disse que a participação activa dos cidadãos, na concepção das políticas públicas a nível local, é o princípio fundamental para a construção de uma sociedade mais inclusiva.

 

Os mecanismos do Conselho de Auscultação na comunidade, explicou, é essencial para promover a cidadania, porque permite os cidadãos dar um parecer considerável para as decisões que afectam diretamente as suas vidas. Com a Institucionalização do orçamento participativo atrás vez do decreto presidencial, referiu que tem aumentado significativamente a participação dos munícipes na vida política.

 

"Estes avanços, demostram que os agentes públicos estão cada vez mais comprometidos em colaborar na qualidade dos nossos serviços para uma comunidade mais impactante".

 

Naulila André, fez saber que, os munícipes deram contribuições necessárias, e de acordo com os subsídios recolhidos, a administração pretende colocar em prática e, juntos dá as soluções nos problemas do município. "Recebemos várias contribuições, dentre elas a questão da toponímia para os bairros e distritos urbanos do Palanca e Nova Vida".

 

A Administradora, sublinhou que vai se continuar com os trabalhos de limpeza no município nos sistemas da micro e macro drenagem, isso em colaboração com outras entidades a nível da província de Luanda.

Através das contribuições recebidas, disse, vai se prosseguir com a intervenções de construções de pontes e passagens hidráulica nas zonas de maior vulnerabilidade.

A comissão dos moradores e outros parceiros, explicou, vão continuar a trabalhar junto com a administração. "Vamos continuar a trabalhar com as comissões de moradores e outros parceiros na questão de campanha de limpeza que têm uma ligação directa de micro e macro drenagem do distrito", disse.

Para o coordenador do bairro Victoria Certa, Marcos Benedito, mostrou-se preocupado por causa da época chuvosa, tudo porque as ruas ficam todas alargada e sem passagem. Por isso, disse, espera que através do orçamento disponibilizado pelo Executivo na Administração do Kilamba Kiaxi, se consegue atender esta preocupação. "Uma outra situação são os amigos do alheio que não nós deixam dormir em paz, tem havido muitos assaltos aos moradores. Pedimos que a Administração faça alguma coisa", referiu Marcos Benedito.

Já o coordenador do sector 20, do bairro Rasta no distrito urbano do Golfe-2, David Dalla, ressaltou que as valas de drenagem, é um assunto que se deve ter em conta, porque a época da chuva é uma situação que preocupa os munícipes. "No ano passado 360 casas foram inundadas, e teve registo de duas mortes, isso por falta de manutenção das valas e esgotos".

David Dalla recordou que na altura o governador de Luanda, Manuel Homem, visitou o distrito, e recomendou a requalificação da vala de drenagem do Rio Cambamba e o Senado da Câmara. "Pedimos especial a administradora que veja esta situação e que o plano de contingência de intervenção seja uma prioridade no orçamento de 2025", conclui.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade