O Presidente da República Democrática do Congo (RDC) pretende discutir as tensões entre o seu país e o Ruanda durante a visita, na terça-feira, a Kinshasa do secretário de Estado norte-americano, anunciou hoje a Presidência.
O "futuro primeiro-ministro" terá a seu cargo tomar medidas contra a crise do custo de vida, disse hoje o gabinete do chefe do executivo, o demissionário Boris Johnson, que está a ser responsabilizado pelo agravamento da situação económica.
O responsável pela pasta dos Negócios Estrangeiros da Ucrânia Dmitry Kuleba sublinhou, esta sexta-feira, que a "única coisa que a Ucrânia exporta são mortes, crises e mentiras".
O ministro dos Negócios Estrangeiros da Ucrânia pediu à comunidade internacional, esta terça-feira, que restringisse o acesso russo ao transporte marítimo.
Dmitry Kuleba começou por sublinhar que a economia de exportação do país que invadiu a Ucrânia "depende massivamente" do transporte marítimo, e que esta economia depende massivamente de frotas estrangeiras."
"Eu peço aos parceiros: restrinjam o acesso da Rússia aos vossos serviços e desmontem a máquina de guerra de Putin", escreveu o responsável ucraniano.
" No final tudo o que a Rússia exporta são mortes, crises e mentira”, rematou
A situação do trigo bloqueado no Mar de Azov, na Ucrânia, tem despertado a atenção da comunidade internacional. Em causa está a possibilidade de uma crise de insegurança alimentar se alastrar a nível global. Recorde-se que a Organização das Nações Unidas (ONU) já reduziu as rações alimentares em pelo menos dez países africanos.
Já o secretário-geral da ONU disse que o problema poderá ainda piorar uma vez que, para este ano "o trigo existe", mas, para o ano, e tendo em conta que o conflito em território ucraniano se poderá prolongar - e que a Ucrânia é considerado o 'celeiro da Europa' -, o bem essencial poderá não ser plantando ou colhido.
O bem essencial está a ser bloqueado no Mar de Azov pelos russos e o Kremlin tem vindo a ser acusado de chantagear todos os países com este bloqueio - assim como está a acontecer com o gás natural com as constantes restrições, que já fizeram alguns países, como a Alemanha, pedir aos habitantes para controlarem o consumo.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginOs quenianos elegem esta terça-feira o sucessor do presidente Uhuru Kenyatta, há dez anos no poder, numa disputa renhida entre o vice-presidente, William Ruto, e o líder histórico da oposição, Raila Odinga, apoiado pelo chefe de Estado cessante.
A relatora especial das Nações Unidas para os territórios palestinianos ocupados, Francesca Albanez, diz que os ataques aéreos de Israel à Faixa de Gaza “não só são ilegais como irresponsáveis”, apelando a uma solução diplomática para o último surto de violência, que começou na sexta-feira, quando Israel lançou ataques aéreos à cidade de Gaza.
A cotação do barril de petróleo Brent, que serve de referência as exportações angolanas, para entrega em Outubro terminou, esta segunda-feira, no mercado de futuros de Londres em alta de 1,77%, para os 96,60 dólares.
O Presidente da República, João Lourenço, recebeu, esta segunda-feira, atletas de várias modalidades de luta, no Palácio Presidencial, tendo manifestado satisfação com a conquista de 67 medalhas nos campeonatos africanos de Jiu-jitsu, Judo e Lutas.
A cidade do Huambo completou 110 anos desde a sua fundação e elevação a esta categoria, no dia 8 de Agosto de 1912 através da portaria 10.40, assinada pelo então general e político português José Maria Mendes Ribeiro Norton de Matos.
A exposição fotográfica intitulada “António Agostinho Neto, uma vida de entrega” está patente desde sábado até a primeira semana do mês de Setembro, nas salas 1 e 2 do Museu Nacional Estância Jesuítica de Alta Gracia, província de Córdoba, na Argentina.