Mundo

Kiev detém agentes secretos da Rússia

A Ucrânia indicou, esta terça, ter desmantelado um grupo que agia sob ordem de Moscovo e que se preparava para realizar ataques armados para “desestabilizar” o país, informaram órgãos de informação do país.

26/01/2022  Última atualização 04H50
Americanos ajundaram a desmantelar a rede de infiltrados © Fotografia por: DR
"As organizações do grupo estavam a preparar uma série de ataques armados contra infra-estruturas”, declarou, num comunicado, o serviço ucraniano de segurança (SBU).
Segundo o SBU, o grupo era "coordenado” pelos "Serviços Secretos russos”.

Os dois organizadores, incluindo um russo, foram presos, cujos agentes apreenderam um artefacto explosivo, armas pequenas e munições” em Kharkiv, uma grande cidade localizada perto da fronteira com a Rússia, no Leste do país, e em Zhytomyr, no Centro da Ucrânia, a menos de 150 quilómetros de Kiev.

Os dois homens eram ex-comandos que participaram em combates, disse uma fonte da polícia à agência noticiosa France-Presse (AFP).
Sob o pretexto de procurar seguranças, "começaram a recrutar” pessoal, sobretudo russos que cometeram crimes violentos, acrescentou a fonte.

A Ucrânia e o Ocidente acusam a Rússia de ter reunido dezenas de milhares de tropas na fronteira ucraniana em preparação para uma possível invasão, bem como de tentar desestabilizar a situação dentro do território ucraniano.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo