Cultura

“Kandengues da Paz” atraem centenas de crianças da Coreia

Francisco Pedro

Jornalista

Centenas de crianças do bairro da Coreia, na Kinanga, na município da Samba, foram surpreendidas com uma exposição colectiva de desenho e pintura denominada “Kandengues da Paz”, inaugurada na parede do espaço cultural Kafukolo 5, em Luanda.

04/06/2023  Última atualização 09H46
© Fotografia por: DR

Era a festa do 1 de Junho ao som da música infantil "1 de Junho – Dia Mundial Criança”.  A mostra foi feita na rua para permitir a apreciação pública sem convite formal, e tinha mais de cem desenhos fixados em quatro cordas numa extensão aproximada de 30 metros cada.

Os desenhos foram produzidos há dois anos, pelas crianças residentes no bairro da Coreia. Existiam mil motivos nos desenhos expostos, desde as estrelas do luar, ao sol do raiar de um novo dia ou do entardecer dando beleza de cor laranja às ondas da Chicala, uma das zonas de praia ao redor do local da exposição.

Outros trabalhos evocavam as brincadeiras e os sonhos das crianças. Enquanto outras imaginações ficaram mergulhadas em figuras históricas de desenhos animados, tais como Tio Patinhas, Mickey, Tom&Jerry, e iguarias do quotidiano, como hambúrgueres e outras. Havia muito colorido à base de guaches e aguarelas. O músico Hélder Mendes assumiu a curadoria da exposição, pois a iniciativa foi sua e mereceu respaldo do director da Kafokolo 5, Meirinho Mendes.

O curador admitiu que o dia foi totalmente emocionante, embora não tenham conseguido mostrar todos os trabalhos. "Não havia espaço, são muitos desenhos, nem deu para apresentar todos, a ideia foi minha, apresentei ao director da Kafukolo 5, que acolheu muito bem a iniciativa, embora algumas já não vivem aqui no bairro”.

Mais desenhos foram produzidos no momento, enquanto outras brincavam, jogavam. "Esperamos fazer uma nova exposição no próximo ano”, garantiu o curado. Mostrou-se feliz, também, porque haviam crianças que passando pela rua decidiam parar, incluindo adultos para verem a exposição.

Eram crianças que saíam ou iam para a escola, e as que apareceram para brincar e desenhar receberam merendas (lanches). Houve música ambiente. Toda a actividade ficou centralizada nos desenhos das crianças. Entre crianças autores dos trabalhos, destacam-se Yara, Mayara, Helmara, Helena, Eloiza, Benildo, João (da Mamã Muxima) este em particular com um talento inefável, Otchali  que na altura tinha 5 anos de idade e, ao rever os seus desenhos, não os reconheceu e negou que eram seus.

Há desenhos, também, de Zezone, Lucas, Mimi, Jonil, Filipe, Samara, Gracie, Adão -  assinou como "Papoite" -, Jussel Pombal, (de 9 anos), tal como o João é, também, tem talento incomum, mas, "infelizmente os pais não gostam de vê-lo a desenhar, teve fazê-lo às escondidas”, relatou o curador. "Kandegues da Paz”, de acordo com o curador, é uma actividade sócio-cultural e artística para crianças, oferecida pela Kafukolo 5, para celebração do Dia Mundial da Criança, com o objectivo de enaltecer a importância da criança no seio da sociedade e, mais propriamente, no âmbito cultural.

Além da exposição de pintura, houve animação de marionetistas, desenho e pintura livre, e a entrega de donativos aos petizes do bairro.

"Interagimos com as crianças, adolescentes e jovens residentes no bairro, sem excepção, foi um evento aberto para todas as pessoas interessadas em proporcionar alegria às crianças e partilhar bons momentos de harmonia e diversão conjugando arte e cultura”, realçou o director da Kafukolo 5, Meirinho Mendes, tendo reconhecido que a actividade só foi possível com o apoio da Fundação dos Anjos e da "World Food and Sushi-Bar”.

Hélder Mendes - curador da exposição

"Foi uma festa muito bonita, ficamos todos muito contentes, eu, o director do espaço Kafukolo 5, Meirinho Mendes. Muitas crianças daqui do bairro da Coreia participaram na exposição, fazendo desenhos e pinturas, dos 3 aos 17 anos. Desenhos feitos entre 2019 e 2021.

A mostra foi visitada por dezenas de crianças que reviram os seus trabalhos efectuados há três anos. Algumas tiveram dificuldades para reconhecer que eram os seus desenhos, produzidos três anos depois, só conseguiram identificar pelo nome.

Foi muito divertido testemunhar a admiração das crianças que dificilmente conseguiam reconhecer as suas obras. Elas questionavam: "como assim ser meu desenho se o autor menciona 5 anos, e eu tenho 7?” – Nós tivemos de explicar que se são trabalhos elaborados há sensivelmente três anos. Por isso, eu particularmente estou muito contente, por que a ideia é mesmo essa: incentivar as crianças ao universo das artes.

Acreditamos que através do desenho as crianças podem exprimir os seus sentimentos. Por isso, aderiram naturalmente produzindo centenas de obras. São desenhos com muito colorido, que  conseguem transmitir diversas mensagens, reveladoras que guardam nos seus corações. Por isso, os motivos variam entre mensagens tristes e outras alegres.

Oferecemos merenda, às crianças que saiam da escola e fizeram uma paragem obrigatória, bem como os adultos que vivem nessa rua Heróis de Mucaba, aqui na Coreia. As pessoas ficaram satisfeitas com a exposição. O balanço é positivo. Por isso vamos continuar a incentivar as crianças ao mundo da imaginação, por meio das artes. Foi um dia que não passou em branco para nós!”

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura