Mundo

Kamala Harris defende alívio da dívida zambiana

A Vice-Presidente dos Estados Unidos, Kamala Harris, reiterou sexta-feira à noite o seu apelo para uma “finalização rápida” da massiva reestruturação da dívida da Zâmbia, durante a última etapa de uma viagem de sete dias ao continente africano.

02/04/2023  Última atualização 08H57
Kamala Harris defende alívio da dívida zambiana © Fotografia por: DR

Os EUA têm pressionado os credores, incluindo a China, para aliviar a dívida externa da Zâmbia, estimada em 17,3 biliões de dólares.

"Continuaremos a defender a conclusão rápida do tratamento e reestruturação da dívida da Zâmbia”, disse Harris citada pela Efe numa conferência de imprensa realizada após uma reunião com o Presidente da Zâmbia, Hakainde Hichilema, em Lusaka. "A comunidade internacional deve ajudar países como a Zâmbia a reerguer-se.

Portanto, reiterarei o apelo que fiz muitas vezes a todos os credores bilaterais para que façam reduções significativas da dívida.

A visita de Kamala Harris ocorre alguns meses depois da secretária do Tesouro dos EUA, Janet Yellen. Os EUA estão tentando afirmar a sua presença no continente rico em recursos em face do investimento chinês. Kamala Harris, a primeira mulher e primeiranegra eleita para a Vice-Presidência dos Estados Unidos, chegou a Lusaka na sexta-feira à noite depois de visitar a Tanzânia e o Ghana. Ela já havia estado na Zâmbia, na juventude, para visitar o seu avô materno.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo