A Vice-Presidente dos Estados Unidos, Kamala Harris, reiterou sexta-feira à noite o seu apelo para uma “finalização rápida” da massiva reestruturação da dívida da Zâmbia, durante a última etapa de uma viagem de sete dias ao continente africano.
Os EUA têm pressionado os credores, incluindo a China, para aliviar a dívida externa da Zâmbia, estimada em 17,3 biliões de dólares.
"Continuaremos a defender a conclusão rápida do tratamento e reestruturação da dívida da Zâmbia”, disse Harris citada pela Efe numa conferência de imprensa realizada após uma reunião com o Presidente da Zâmbia, Hakainde Hichilema, em Lusaka. "A comunidade internacional deve ajudar países como a Zâmbia a reerguer-se.
Portanto, reiterarei o apelo que fiz muitas vezes a todos os credores bilaterais para que façam reduções significativas da dívida.
A visita de Kamala Harris ocorre alguns meses depois da secretária do Tesouro dos EUA, Janet Yellen. Os EUA estão tentando afirmar a sua presença no continente rico em recursos em face do investimento chinês. Kamala Harris, a primeira mulher e primeiranegra eleita para a Vice-Presidência dos Estados Unidos, chegou a Lusaka na sexta-feira à noite depois de visitar a Tanzânia e o Ghana. Ela já havia estado na Zâmbia, na juventude, para visitar o seu avô materno.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginO Exército dos Estados Unidos divulgou, segunda-feira, um vídeo que expõe uma manobra chinesa perigosa no Estreito de Taiwan, na qual um navio da Marinha chinesa cortou bruscamente o trajecto de um navio de guerra norte-americano.
Cerca de 54 pessoas morreram, sábado, na sequência de um ataque de homens armados nos estados de Zamfara e Benue, na Nigéria, noticiou segunda-feira, a agência espanhola de notícias, EFE, citando organizações da sociedade civil.
A região de Darfur, no Oeste do Sudão, foi, segunda-feira, declarada “zona de catástrofe” pelos contínuos assassínios e saques, anunciou o governador Minni Arko Minawi, enquanto prossegue a incerteza sobre se haverá uma nova trégua no país.
Várias centenas de jornalistas e empregados do principal grupo de imprensa regional dos Estados Unidos, Gannett, entraram, segunda-feira, em greve exigindo um reinvestimento na cobertura noticiosa local "dizimada" e a saída do patrão da empresa, que atravessa dificuldades.
Angola e a Macedónia do Norte confirmaram, esta terça-feira, em Escópia, a vontade de aprofundar as relações de cooperação bilateral, abrindo janelas de oportunidade para os países explorarem as suas potencialidades nas mais variadas áreas de interesse comum.
Cinco mortos e oito feridos (ao contrário das duas mortes divulgadas pelo JA Online) foi o resultado do confronto entre taxistas e agentes da Polícia Nacional, ocorrido, na segunda-feira, nos municípios do Huambo e da Caála.
A Administração municipal de Luanda promoveu, segunda-feira, uma campanha de limpeza na praia da Areia Branca, localizada na Nova Marginal, no âmbito das celebrações do dia Mundial do Ambiente.