Política

Juventude da UNITA aposta no patriotismo

Joaquim Cabanje

Jornalista

O braço juvenil da UNITA- Juventude Unida e Revolucionária de Angola (JURA) reafirmou o compromisso em manter a disciplina partidária, com base nos estatutos e na lealdade à direção do partido e primar por uma conduta patriótica.

19/03/2023  Última atualização 07H37
© Fotografia por: Edições Novembro

A ordem a seguir foi apresentada aos membros no  encerramento do V Congresso da organização, sábado, pelo novo secretário-geral da JURA. Manuel Armando da Costa Ekuikui  foi eleito com  451 votos a favor, contra 112 do seu oponenete João Lucombo. Na ocasião, o vencedor disse que a organização vai primar pela ética, moral e carácter dos seus membros, de maneira a moralizar a sociedade. Nelito Ekuikui prometeu que a JURA vai estar alinhada com os objetivos de desenvolvimento sustentável, que são apelos globais para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima. Dessa forma, fez saber, será garantido  que em todos os lugares as pessoas possam desfrutar da paz e da prosperidade.

Noutra actividade, inserida nas cerimónias do dia 13 de Março, data da fundação do Galo Negro, ocorrida em 1966, a organização, num acto de massas, nos arredores da vila de Viana, em Luanda, o líder do partido afirmou que são os homens que valorizam a história dos povos, desde que possuam amor à pátria.

Ao longo dos seus 57 anos, disse, a UNITA edificou uma tradição democrática assente na busca do diálogo e na discussão franca e aberta dos assuntos internos da organização, por via da realização de Congressos Ordinários, Congressos Extraordinários e no intervalo destes, de Conferências Anuais e de reuniões dos órgãos deliberativos.

Segundo Adalberto Costa Júnior, foram 13 Congressos Ordinários, 3 Congressos Extraordinários e 16 Conferências Anuais, factos que, disse, patenteiam de forma clara e inequívoca a tradição dialogante do seu partido.

Para o político, a juventude é depositária da continuação da revolução do Galo Negro, porém precisa de uma preparação política e ideológica para se guindar à latitude do seu papel.

Ao terminar, disse que a sua organização abraçou como valor de grande importância a pluralidade democrática.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política