Angola está representada na sede da ONU, em Nova Iorque, pelo ministro da Energia e Águas, João Baptista Borges, na conferência das Nações Unidas sobre a água, sob o lema "Acelerando a Acção Rumo ao Futuro Sustentável".
O Presidente João Lourenço autorizou despesas no valor global de 2,2 mil milhões de kwanzas para obras de requalificação do Cine Alfa 1 e 2, que se transformarão no futuro Museu do Cinema.
O ministro do Interior, Eugénio Laborinho, apelou, este sábado, à juventude angolana a seguir o exemplo de bravura dos Heróis do 4 de Fevereiro de 1961, quando falava na cerimónia de comemoração do dia do Ínício da Luta Armada de Libertação Nacional, no Marco Histórico erguido no município do Cazenga, em Luanda.
Eugénio Laborinho disse que apesar de haver dificuldades para a juventude, o Executivo está a trabalhar no sentido de criar mais postos de trabalho para os jovens. "O exemplo dos Heróis do 4 de Fevereiro deve ser seguido pela nossa juventude. Sabemos das dificuldades por que passa essa franja da sociedade, por isso, o Executivo está a fazer tudo para que a juventude tenha emprego de qualidade e o Chefe de Estado está empenhado neste grande esforço, bem como no combate à corrupção e ao nepotismo, o que tem merecido reconhecimento a nível da região”, disse.
O ministro do Interior sublinhou a necessidade da juventude continuar a primar pela paz. Em breves palavras, Eugénio Laborinho disse que o país está em paz, na fase da reconstrução e desenvolvimento nacional, e apelou à unidade de todas as forças vivas da Nação.
As comemorações do 4 de Fevereiro, em Luanda, ficaram marcadas pelo içar da Bandeira Monumento, no Museu Nacional de História Militar, e por um acto cultural no Marco Histórico do Cazenga.
O ministro do Interior, Eugénio Laborinho, presidiu às cerimónias, testemunhadas pelo governador de Luanda, Manuel Homem, e pelos ministros da Educação, Luísa Grilo, Juventude e Desportos, Palmira Barbosa, da Indústria e Comércio, Victor Fernandes, e o administrador municipal do Cazenga, Tomás Bica.
As cerimónias iniciaram logo pela manhã, no Museu Nacional de História Militar, com a entoação do Hino Nacional e do içar da Bandeira Monumento, sob o som da Banda de Música das Forças Armadas Angolanas.
Foram cerca de 4 minutos necessários para que um grupo de militares colocassem no topo do mastro a gigantesca Bandeira Nacional, que simboliza o erguer de uma nova nação, nascida a 11 de Novembro de 1975, data da proclamação da Independência Nacional. A cerimónia foi testemunhada, também, por altas patentes militares e da Polícia Nacional, tendo, depois, a caravana seguido para o Marco Histórico, no município do Cazenga.
À chegada ao Marco Histórico do Cazenga, Eugénio Laborinho depositou uma cora de flores defronte ao monumento dos Heróis de 4 de Fevereiro. A delegação chefiada pelo ministro do Interior visitou uma exposição fotográfica que narra a história da Luta de Libertação Nacional, com imagens e textos que contam o percurso que os nacionalistas fizeram para que Angola fosse hoje um país independente. A cerimónia prosseguiu com a parte cultural onde se destacou a entoação de músicas de intervenção e também o recitar de poesias.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginO Chefe de Estado, João Lourenço, considerou, esta quarta-feira, que “apesar dos lamentáveis acontecimentos, devemos ser honestos em reconhecer que a Justiça angolana está cada vez mais dinâmica, actuante e a cumprir com o papel que dela se espera”.
Angola subiu 18 lugares no mapa "Mulheres na Política 2021" da organização União Interparlamentar e a ONU Mulheres, números que demonstram a importância que se dá cada vez mais ao papel do género nas áreas de decisão do país, segundo a Primeira-Dama da República, Ana Dias Lourenço.
O príncipe William da Inglaterra fez, esta quarta-feira, uma visita surpresa à Polónia, onde se encontrou com tropas britânicas e polacas destacadas na fronteira com a Ucrânia, em Rzeszów, e visitou um centro de refugiados ucranianos, em Varsóvia.
Pelo menos seis pessoas morreram numa colisão na auto-estrada em Baltimore, no estado norte-americano de Maryland, com a via a ficar obstruída em todas as faixas e nos dois sentidos, informou o Notícias ao Minuto.
O Gabão quer ser Estado-membro da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), tendo apresentado uma manifestação formal de interesse ao secretariado-executivo da organização em Novembro de 2022, segundo fontes diplomáticas, avança a Lusa.
A construção de mercados municipais em Luanda esteve em análise na reunião de trabalho mantida, esta quarta-feira, entre o ministro da Economia e Planeamento, Mário Caetano João, e o governador provincial de Luanda, Manuel Homem.
O Gabinete Provincial para o Desenvolvimento Económico Integrado está a promover um programa de capacitação a nível dos munícipios sobre oportunidades do agro-negócio, gestão de negócio e gestão de qualidade, informou hoje a página do governo do Bié, no Facebook.
A ministra da Juventude e Desportos garantiu, terça-feira, em Saurimo, que vai encetar contactos com vários departamentos ministeriais, para melhorar as oportunidades dos jovens à habitação condigna, ensino, emprego, crédito e multiplicação de infra-estruturas desportivas.