Desporto

Justiça suiça considera ilegal demissão de Markus Kattner

Um tribunal suíço estimou, que a FIFA demitiu injustamente e sem aviso prévio o antigo secretário-geral interino, o alemão Markus Kattner, em 2016 por alegadamente não cumprir com as responsabilidades financeiras.

20/01/2023  Última atualização 09H49
© Fotografia por: DR

A demissão "é considerada injustificada, ao contrário do que o Tribunal Trabalhista de Zurique havia decidido no passado”, disse à AFP um porta-voz da Suprema Corte de Zurique.

A sentença foi proferida em Outubro passado, mas não havia sido tornada pública até agora.

Kattner, director financeiro da instituição desportiva desde 2003 e secretário-geral adjunto desde 2007, assumiu o cargo de secretário-geral interino em meados de Setembro de 2015, após a demissão do francês Jérôme Valcke, envolvido num caso de venda de bilhetes no mercado negro.

Menos de um ano depois, em Agosto de 2016, a FIFA anunciou a demissão de Kattner depois de "uma investigação interna ter revelado violações das suas responsabilidades financeiras”.

A investigação interna ocorreu entre 2008 e 2014 e nesse período o dirigente alemão foi acusado de ter recebido gratificações significativas previstas no seu contrato, mas que foram mantidas em segredo e apenas alguns dirigentes da FIFA sabiam dos termos contratuais.

Para justificar a demissão sem aviso prévio, a FIFA acusou-o de ter gravado uma reunião ilegalmente. Contrariamente à Justiça do Trabalho, o STF considerou que a obtenção do áudio da reunião não era motivo válido para justificar a medida da instituição.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Desporto