O Governo chinês exortou hoje a comunidade internacional a aprofundar o conhecimento científico dos ecossistemas marinhos e costeiros para preservar os oceanos, mostrando-se pronto para construir parcerias com países de todo o mundo e para acções conjuntas.
Os líderes do G7 chegaram a acordo para se estabelecer um preço máximo para o petróleo russo e atingir, assim, uma importante fonte de receitas de Moscovo, disse hoje um alto funcionário norte-americano.
A procuradoria de Milão pediu hoje seis anos de prisão e uma multa de 10,8 milhões de euros para o antigo primeiro-ministro Silvio Berlusconi, por um delito de suborno em actos judiciais.
O pedido foi feito hoje no âmbito do processo "Ruby Ter", que procura esclarecer se o magnata subornou testemunhas de outros processos para que mentissem sobre o que acontecia nas festas que Berlusconi realizava.
A decisão não deve ser conhecida antes de Setembro, segundo a imprensa italiana.
A justiça também pediu cinco anos de prisão para a jovem marroquina Karima El Mahroug, conhecida como 'Ruby' e com quem o político manteve relações sexuais quando ela era menor de idade, por perjúrio e suborno em actos judiciais. A mulher também incorre numa pena de cinco milhões de euros.
Além disso, foram pedidas outras 26 condenações, incluindo de 20 raparigas, antigas convidadas das festas de Berlusconi, e cujo silêncio foi alegadamente comprado pelo ex-primeiro-ministro.
O líder do partido de extrema-direita italiano Liga, Matteo Salvini, criticou que "haja outro julgamento e outro pedido de condenação de Berlusconi" e afirmou que "a justiça mudará" se avançar o referendo da reforma da justiça de 12 de junho, que, entre outras medidas, suprime a actual proibição de exercer cargos aos condenados em sentença definitiva a mais de dois anos de prisão.
O processo "Ruby Ter" está a decorrer no Tribunal de Milão, mas, devido às suas amplas implicações, foi dividido em diferentes ramos também em Turim, Pescara, Treviso, Monza e Siena.
Neste último, o tribunal absolveu Berlusconi e o pianista que costumava estar nas suas festas, Danilo Mariani, em Outubro passado, considerando que não ficou provado que ele subornava o músico para não testemunhar contra ele.
A procuradora-adjunta disse que nas residências de Berlusconi acontecia "algo moralmente questionável, medieval, incrível", uma "violência horrível contra as mulheres" que atualmente é "encarada com repulsa".
Emilio Fede, jornalista da Mediaset, o grupo audiovisual detido pela família do magnata, foi mencionado na acusação como a pessoa que "ofereceu" as meninas ao "sultão" para "completar o harém".
O antigo primeiro-ministro era um homem "que podia ter o mundo aos seus pés, com amizades como a de [Presidente russo, Vladimir] Putin, que agora está a pôr o mundo de joelhos", mas "é um homem velho, um homem doente", acrescentou Siciliano.
Em 2015, Berlusconi foi absolvido pelo Supremo Tribunal italiano no caso "Ruby", alcunha da jovem marroquina com quem o político teve relações sexuais quando esta era menor, e depois no caso "Rubi bis" em que alguns dos seus colaboradores foram condenados.
Berlusconi, três vezes primeiro-ministro que venceu a Covid-19 em 2020 e foi hospitalizado em diversas ocasiões nos últimos meses por vários problemas, incluindo cardíacos, não compareceu às audições judiciais, alegando problemas de saúde.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginO presidente do Parlamento são-tomense, Delfim Neves, empossou, sábado, os membros da nova Comissão Eleitoral Nacional (CEN) e pediu que não se façam “arranjinhos” na realização das eleições legislativas, autárquicas e regionais do Príncipe, marcadas para 25 de Setembro.
Vital Kamerhe, ex-chefe de gabinete do Presidente da RDC, Félix Tshisekedi, viu, este domingo, anulada a condenação a 20 anos de prisão em 2020 por desviar cerca de 50 milhões de dólares, depois de ser totalmente ilibado na sequência de um recurso decidido a seu favor.
Quase 400 migrantes aguardam nos barcos das Organizações Não-Governamentais (ONG) Sea Watch e SOS Méditerranée um porto para desembarcar depois de terem sido resgatados no Mediterrâneo, disseram, este domingo, as organizações citadas pela Efe.
Mais de 30 pessoas fiéis da Igreja Presbiteriana nos Camarões morreram, incluindo mulheres e crianças, num ataque feito no fim-de-semana por um grupo étnico rival, anunciou, este domingo, o porta-voz deste grupo religioso.
O Presidente da República, admitiu, nesta terça-feira, em Lisboa, “ser quase impossível recuperar a 100% que foi desviado do erário público, mas assinalou que vai continuar a trabalhar nesse sentido.
A ministra da Saúde, reiterou, nesta terça-feira, em Luanda, que o Executivo está “fortemente comprometido no reforço progressivo do Serviço Nacional de Saúde assente em princípios orientadores de eficiência, equidade, eficácia, humanização e inovação”.
Arrancou, nesta terça-feira, no município do Soyo, província do Zaire, as obras de construção da primeira fábrica de fertilizantes do país, orçada em 2.2 mil milhões de dólares a ser erguida num prazo de quatro anos.
O julgamento do “caso Lussati”, que envolve militares e funcionários civis ligados à então Casa de Segurança do Presidente da República, começa a ser julgado esta terça-feira , no Centro de Convenções de Talatona, em Luanda.
O Ministério de Energia e Águas projecta elevar a taxa de acesso à electricidade do país para 50 por cento, até 2025, mais 7,2 pontos percentuais que os actuais 42, 8 por cento, num universo de 33 milhões de habitantes, declarou, esta segunda-feira , no Soyo, o titular da pasta.
A primeira edição do Festival da Música e Dança Tradicional da região Leste, do país, realizada na noite de sábado, no Largo Agostonho Neto, no Dundo, Lunda-Norte, eternizou o Cinguvu, um instrumento musical do folclore daquele região.