Uma equipa de responsáveis e quadros do Ministério da Justiça e Direitos Humanos e da Provedoria de Justiça, a partir desta terça-feira, vai participar no III Fórum Mundial dos Direitos Humanos, a decorrer até sexta Feira, 23 de Março, em Buenos Aires, na Argentina.
A valorização da dignidade humana e a aplicação da humanização e das boas práticas nas unidades penitenciárias foram defendidas pelo secretário de Estado do Interior, esta segunda-feira, no Huambo, no acto central alusivo ao 44.º aniversário do Serviço Penitenciário.
O secretário de Estado para a Justiça, Evaristo Solano, afirmou, esta sexta-feira, em Luanda, que o sector da Justiça registou avanços no processo de modernização dos serviços de identificação, registo civil, predial e automóvel.
Ao intervir no Parlamento, durante a apreciação da Proposta do OGE 2023, o governante informou que este avanço se tem registado de forma tímida a nível dos consulados.
"Embora estejam a marcar os primeiros passos, o que não é suficiente, o condicionalismo orçamental impõe-nos uma lentidão neste processo a nível dos consulados”, reconheceu.
Evaristo Solano disse que o processo de modernização em curso permitiu lançar o Centro de Produção do Bilhete de Identidade, localizado no Distrito do Kilamba, com a base de dados devidamente organizada, garantindo a intercomunicabilidade com os Serviços de Justiça. Não obstante, afirmou, esses serviços são ainda insuficientes.
"Neste momento, precisamos que todos estes serviços estejam interligados”, explicou, lamentando o facto de, a nível dos consulados, o cidadão que nasce no exterior do país não poder ainda constar da base de dados, sem antes os progenitores se dirigirem aos serviços centrais, em Luanda, para fazer a inscrição.
"Portanto, é necessário que atinjamos o estágio de intercomunicabilidade destes sectores, de modo a melhorar a funcionalidade dos serviços”, acrescentou.
Sobre o processo de massificação de registo de nascimento e emissão do Bilhete de Identidade, o responsável assegurou que, tão logo o orçamento seja aprovado, a materialização deste programa será efectivada.
Evaristo Solano disse, também, que este programa consiste em erradicar o fenómeno de vários cidadãos angolanos não possuírem, ainda, o Bilhete de Identidade. Em relação ao registo civil nas maternidades, um dos factores que impede a sua execução é o cultural.
"É
bem verdade que se tem verificado, em determinados casos, nas maternidades, os
servidores públicos afectos ao sector da Justiça serem impedidos de efectuar o
registo de nascimento às crianças, por concorrência do progenitor, pelo facto
de querer saber se o filho é ou não seu”, esclareceu.
Descentralizaçãoe desconcentração
O secretário de Estado para a Justiça clarificou que, na fase da desconcentração experimental, se verificou uma série de denúncias de cidadãos que não eram de nacionalidade angolana, mas que conseguiram adquirir o BI, por força de um acto de imprudência ou corrupção do servidor público.
O secretário de Estado Evaristo Solano afirmou que, para colmatar esta situação, houve a necessidade de se centralizar os serviços de emissão do Bilhete de Identidade, sendo possível apenas mediante a aprovação central.
Sobre as infra-estruturas do sector da Justiça, o responsável reconheceu que a maior parte dos edifícios entregues são inapropriados para o exercício da actividade, pelo facto de estarem a ruir ou porque foram construídos de maneira precária, tecnologicamente inadequados.
"Temos estruturas com fissuras extremamente perigosas e a dada altura temos estado a desalojar os funcionários para salvaguardar a segurança destes”, referiu, admitindo que a falta de recursos financeiros está na base da paralisação das obras nas províncias do Zaire, Cunene e outras regiões.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginO Chefe de Estado, João Lourenço, nomeou, esta segunda-feira, Edilson Paulo Agostinho para o cargo de secretário do Presidente da República para os Assuntos Judiciais e Jurídicos, em substituição de Francisco João de Carvalho Neto.
O ministro das Relações Exteriores, Téte António, chegou, domingo, a Abidjan, para uma visita oficial de 72 horas, a convite da ministra de Estado e ministra dos Negócios Estrangeiros, Integração Africana e Diáspora da Côte d'Ivoire, Kanda Camissoko Camara.
Estão esgotados os ingressos para o show do músico brasileiro, Alexandre Pires, nos próximos dias três e quatro de Abril, no Centro de Conferências de Belas, em Luanda, soube o JA Online através de uma nota, enviada pela organização do evento.
A 67.ª sessão da Comissão sobre o Estatuto da Mulher (CSW67) discutiu, durante o fim-de-semana, em Nova Iorque, sobre a Educação na era digital para impulsionar a igualdade de género, soube o JA Online, através de uma nota da Organização das Nações Unidas (ONU).
A ministra da Juventude e Desportos, Palmira Barbosa, trabalha, esta segunda-feira, ( 20), no Dundo , capital da Lunda-Norte , com o objectivo de avaliar o estado das infra-estruturas e a execução das políticos do sector que dirige .
Jornalistas quenianos denunciaram, esta segunda-feira, que os protestos contra a inflação, convocados pela oposição, em Nairobi, resultaram na utilização de gás lacrimogéneo por parte da polícia para dispersar os manifestantes.