Os cidadãos angolanos aprovados no Concurso Público da Comissão Nacional Eleitoral para trabalhar nas mesas de assembleia de voto, em Brasília, nas Eleições Gerais de 24 de Agosto próximo, participam, desde esta terça-feira, numa acção formativa que decorre na embaixada de Angola no Brasil.
Com o aproximar das eleições gerais de 24 de Agosto, a Juventude Unida Revolucionária de Angola (JURA, braço juvenil da UNITA) considerou este sábado, em conferência de imprensa, que as celebrações do 52º aniversário, assinalar a 18 deste mês, devem servir para impulsionar a acção mobilizadora dos jovens da UNITA visando a alternância do poder.
Sob o lema "JURA – unidade e acção para a vitória”, decorrerão em todo o país actividades de carácter político, cultural, recreativo e filantrópico, em saudação ao 18 de Julho, com o acto central previsto para 17 deste mês, em província a indicar.
Na conferência de imprensa realizada em Luanda para assinalar a morte do jovem combatente David Jonatão Chingunji "Samuimbila”, na luta contra o colonialismo português a 18 de Julho de 1970, na província do Moxico, o secretário-geral da JURA destacou as qualidades do patrono do braço juvenil da UNITA.
Agostinho Kamuango disse que Samuimbila foi o mais novo do grupo dos 12 formados na China pela UNITA. Sublinhou que foi comandante da primeira companhia das FALA, denominada Pantera Negra e a morte precoce abalou profundamente a UNITA e as suas forças militares.
Reforçou que as celebrações decorrem numa altura em que o país se prepara para a realização das quintas eleições gerais agendadas para 24 de Agosto, pelo que devem servir para impulsionar a acção mobilizadora da juventude da UNITA para a alternância do poder.
Em reconhecimento aos feitos, lembrou Agostinho Kamuango, a IX Conferência Ordinária da UNITA, realizada na Úria, província do Moxico, consagrou o 18 de Julho como dia da JURA.
Reforçou que o comandante Samuimbila representa para a Juventude Unida Revolucionária de Angola "a fonte de inspiração na luta em defesa dos interesses mais nobres do povo”.
Participação do cidadão
O secretário provincial da Juventude Unida Revolucionária de Angola (JURA) na Huíla, Tomé Lourenço, apelou, no Lubango, à população para participar massivamente no processo eleitoral.
Falando na abertura das jornadas alusivas ao aniversário da JURA, disse que "é notória a vontade de mudar”. Citado pela Angop, referiu que as eleições vão decorrer num momento histórico do país, de pré-campanha eleitoral, visando as eleições de Agosto, numa altura em que a juventude huilana dá "fortes sinais" de crescimento político.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginO líder da FNLA, Nimi a Simbi, apelou, na cidade do Uíge, aos representantes do seu partido na província, mais trabalho e empenho na mobilização de militantes, simpatizantes, amigos e a população para assegurar o voto a 24 deste mês.
O cabeça-de-lista pelo círculo provincial de Luanda da Convergência Ampla de Salvação de Angola (CASA-CE), Hélder Chihuto, disse segubnda-feira, que o contacto porta a porta com o público eleitor residente nos vários municípios e distritos da capital do país permitiu confirmar a grande empatia e interpretação do Manifesto Eleitoral daquela força política.
O candidato a Presidente da República do Partido de Renovação Social (PRS), Benedito Daniel, prometeu que caso vença as próximas eleições gerais criar projectos sustentáveis para desenvolver e alavancar a agricultura familiar na Lunda-Norte.
O candidato do Partido Nacionalista para a Justiça em Angola (P-NJANGO), Eduardo Chingunji, prometeu, ontem, na cidade de Menongue, que tem como principal aposta para a província do Cuando Cubango a revitalização do projecto turístico transfronteiriço Okavango/Zambeze (KAZA) e o fomento da prática da Agricultura.
O euro continuou, esta terça-feira, a negociar ligeiramente acima de 1,02 dólares, com o mercado prudente antes da publicação de dados da inflação nos Estados Unidos que podem influenciar as decisões da Reserva Federal em Setembro.
O líder da FNLA, Nimi a Simbi, apelou, na cidade do Uíge, aos representantes do seu partido na província, mais trabalho e empenho na mobilização de militantes, simpatizantes, amigos e a população para assegurar o voto a 24 deste mês.
Um total de 296 denúncias de violência contra a criança foi recebido, de 29 de Julho a 4 deste mês, em todo o país, pelo serviço de denúncia “SOS-Criança”, terminal telefónico 15015, disse, segunda-feira(08), em Luanda, a porta-voz do Instituto Nacional da Criança (INAC).