O Mestre FIDE Internacional, Eugénio Campos conseguiu o segundo lugar, este sábado, pela equipa Associação Internacional de Xadrez para Deficientes Físicos (IPCA), medalha de prata e conquistou uma medalha de bronze a título individual, na primeira paralímpiada de Xadrez que decorreu, em Belgrado, na Sérvia, de 29 a 5 de Janeiro.
Com o foco na disputa do Campeonato do Mundo, a Selecção Nacional júnior masculina de andebol participa, de 30 do corrente a 4 de Fevereiro, no Torneio Paulo Bunze, a decorrer no Pavilhão Principal da Cidadela.
O torneio co-organizado pela Federação Angolana e Associação Provincial de Luanda conta com a participação de seis equipas seniores e serve de micro ciclo de observação do combinado angolano. O Jornal de Angola apurou junto do seleccionador nacional, William Almeida, que numa primeira fase a observação é restrita aos atletas da capital, mas em Fevereiro a equipa técnica vai espreitar os andebolistas das outras províncias.
"A ideia é observar os jogadores e garantir alguma rodagem competitiva. Ainda no torneio pretendo ver alguns atletas desconhecidos. Em Fevereiro, no Zonal, vamos analisar os das outras províncias. Por causa das aulas não foram chamados. Com o micro-ciclo teremos meio caminho andado. Em Março, começamos a preparação para o Mundial, com a divulgação da convocatória geral”, explicou. O Campeonato do Mundo realiza-se na Alemanha e Grécia, de 20 de Junho a 2 de Julho. Angola figura no Grupo D, com Espanha, Japão e Ilhas Faroe. França, Polónia, Croácia e Estados Unidos compõem o A, Argélia, Alemanha, Tunísia e Líbia integram o B, ao passo que Portugal, Brasil, Kuwait e Costa Rica formam o C.
Eis a lista dos atletas convocados para o torneio: Paulo Gonga, Virgílio Salvador, Nataniel Hebo, Evaristo Kiaku (guarda-redes), António José, José Chicola, Hugo Bilumbo, David Yambe (pivôs), Gabriel Sebastião, Sérgio Constantino (central), Joaquim Cavinja, Paulo domingos, Estevão Gomes (ponta direito), Fábio Pedro, Nelson Pedro (ponta esquerdo), Emanuel Morais, Albano Gomes, Adilson Muafuma, Pedro Domingos (lateral-direito), Mateus Pedro, Rúben José, Medina Tuzayano e Elias Chequete (lateral-esquerdo).
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginO Mestre FIDE Internacional, Eugénio Campos venceu o representante local, Luka Bulatovic, na última quinta feira, na quarta jornada da paralímpiada de Xadrez, que decorre, em Belgrado, na Sérvia, desde o dia 29 de Janeiro até domingo, com mais de 100 participantes e 33 países representados.
A eliminação da Selecção Nacional no Campeonato Africano das Nações reservado a jogadores a actuar nas ligas internas (CHAN) ficou para trás. Esta sexta-feira, Pedro Gonçalves deu a entender que o chip já mudou e que agora é tempo de encarar a qualificação ao Campeonato Africano das Nações (CAN) para a Côte d'Ivoire, em 2024, como o grande objectivo.
O Mestre FIDE Internacional, Eugénio Campos conseguiu o segundo lugar, este sábado, pela equipa Associação Internacional de Xadrez para Deficientes Físicos (IPCA), medalha de prata e conquistou uma medalha de bronze a título individual, na primeira paralímpiada de Xadrez que decorreu, em Belgrado, na Sérvia, de 29 a 5 de Janeiro.
A privatização da empresa de Transportes Colectivos e Urbanos de Luanda – TCUL E.P continua na agenda do Estado, mas com a necessidade de se concluir o processo de saneamento económico-financeiro, e também da reestruturação ainda em curso.
Um total de 1.300 casos de cancro são diagnosticados, anualmente, em Angola, de acordo com os dados do Instituto Angolano e Controlo do Cancro (IACC), divulgados, ontem, por ocasião do Dia Mundial de Luta Contra o Cancro.
O Papa Francisco pediu, este sábado, aos dirigentes do Sudão do Sul “um novo avanço” a favor da paz no território dividido por lutas de poder e pobreza extrema, no âmbito da visita que está a realizar ao país.
A missão de paz da ONU no Mali “não é viável” sem aumentar o número de forças de paz, de acordo com um relatório preliminar, daquela organização, obtido pela AFP, que menciona uma possível retirada de tropas se as principais condições não forem atendidas.