Política

Júlio Maiato: Diplomata apresentado à comunidade angolana nos Emirados Árabes Unidos

O embaixador extraordinário e plenipotenciário de Angola nos Emirados Árabes Unidos, Júlio Maiato, interagiu, sábado, com a comunidade angolana residente naquele país do Golfo Pérsico, numa cerimónia que serviu para a sua apresentação aos compatriotas.

25/09/2023  Última atualização 05H50
O chefe da Missão Diplomática nos EAU ouviu atentamente as preocupações dos cidadãos nacionais na diáspora © Fotografia por: Cedida

O mais alto representante de Angola nos Emirados ouviu atentamente as preocupações dos nacionais na diáspora, tendo assegurado que as autoridades estão atentas às vicissitudes dos cidadãos, quer estejam no país, quer no estrangeiro.

Júlio Maiato disse que a comunidade angolana no exterior é uma prioridade do Executivo, apontando a atenção solicitada pelo Presidente da República, João Lourenço, para os problemas da diáspora, em particular, a protecção jurídico-consular, que seja informada sobre a realidade do país e o engajamento nas ocasiões de efemérides da Nação.

Este posicionamento do Chefe de Estado foi feito durante o IX Conselho Consultivo Alargado do Ministério das Relações Exteriores (MIREX) realizado em Abril de 2023, na Academia Diplomática Venâncio de Moura, em Luanda.

Sobre a diáspora, o Conselho ressaltou o contributo na vida política, económica, social e cultural do país e a necessidade de garantir a protecção jurídica nos países de acolhimento, tendo recomendado o levantamento estatístico das comunidades angolanas no exterior, identificação do estatuto social, situação migratória, laboral e familiar. Na mesma altura, o Presidente João Lourenço instou, também, o incentivo à criação de associações junto das comunidades e a reactivação das existentes.

Neste particular, o embaixador registou as precauções apresentadas nas intervenções do vice-presidente da Associação dos Angolanos e Amigos nos Emirados Árabes Unidos, Miguel de Jesus da Silva, garantindo cooperar para o bem de todos na diáspora.

Júlio Maiato mencionou o facto de a comunidade angolana nos EAU representar das diásporas mais respeitadas, de acordo com as autoridades locais, por não haver registo de situações marcantes que atentem à ordem e violação das leis.

O número de angolanos nos Emirados Árabes Unidos tem crescido e ronda os 200, sobretudo no Dubai, Abu Dhabi e Sharjah.

Sobre o registo consular, o cônsul-geral de Angola no Dubai, Bento Salazar André "Morgado”, anunciou o lançamento de "actos consulares itinerantes” junto da comunidade, a partir de Novembro próximo, no âmbito da celebração dos 48 anos de Independência Nacional.

Além disso, o diplomata avançou a criação de um clube de empresários angolanos e emiratis para a troca de ideias sobre diversas questões, entre as quais culturais, empresariais, económicas e de negócios.

Na actividade de sábado, esteve o presidente da Câmara de Comércio e Indústria Angola-Emirados, Bráulio Martins, tendo igualmente interagido com os presentes.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política