Desporto

Julian Nagelsmann foi confirmado no Bayern

O futuro chegou ao Bayern Munique. Julian Nagelsmann, ex-RB Leipzig, foi anunciado como o novo treinador dos bávaros a partir da próxima época.

03/05/2021  Última atualização 14H11
Julian Nagelsmann © Fotografia por: DR
O mais jovem treinador de sempre da Bundesliga, designação do campeonato alemão, e da Liga dos Clubes Campeões europeus de futebol, chega, assim, ao Monte Olimpo da carreira com apenas 33 anos e como o mais caro da História (ainda que não tenha sido oficializada a verba paga pelos bávaros, fala-se em 25 milhões de euros…).

Apelidado de "Mini-Mourinho”, Nagelsmann até prefere as ideias de Pep Guardiola, mas é em Thomas Tuchel que tem a maior inspiração, visto que foi o actual timoneiro do Chelsea quem o iniciou na vida de técnico. Há cerca de dois anos, rejeitou o Real Madrid devido a questões familiares e desde então continuou a deslumbrar o mundo do futebol com o trabalho realizado no TSG Hoffenheim e mais recentemente no RB Leipzig. A questão que se impõe: o quão diferente irá ficar o já dominante Bayern com o comando deste revolucionário táctico, que dá primazia à tecnologia e tem alcançado uma ascensão meteórica.

"Julian Nagelsmann representa uma nova geração de treinadores. Apesar da juventude, tem já uma carreira impressionante. Estamos convencidos de que, com Julian Nagelsmann, continuaremos a somar os grandes êxitos dos últimos anos”, referiu Herbert Hainer, presidente do Bayern, logo após o anúncio da contratação. Os bávaros pretendem dar lugar a uma nova geração e para isso mesmo apostaram em Nagelsmann na sucessão de Hans-Dieter Flick (já em negociações com a selecção germânica), que até conquistou seis títulos pelo clube num ano e poderá chegar ao sétimo, caso confirme a Bundesliga até ao fim desta temporada, algo que já é praticamente um dado adquirido.

O Bayern continua a comprovar o estatuto de todo-poderoso no futebol alemão e vai buscar o treinador ao se-gundo classificado, assim como Upamecano, que já estava também confirmado. Interessa saber como é que um treinador de 33 anos, com apenas oito de carreira como técnico principal e cinco épocas completas em seniores, chega a um ‘gigante’ do futebol europeu… primeiro, o curto trajecto que tem fala por si próprio.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Desporto