Desporto

Juízes debatem hoje técnicas de águas abertas

Job Franco

Jornalista

As técnicas sobre águas abertas é tema de debate, hoje, a partir das 8h00, no Clube Naval de Luanda, numa iniciativa da Associação Provincial da Natação de Luanda (APNL), no quadro de preparação do Torneio Internacional de Luanda marcado para 27 a 29 do corrente na Piscina do Alvalade. Quarenta e cinco juízes estão inscritos na formação sobre as novas regras de arbitragem.

14/01/2023  Última atualização 08H00
© Fotografia por: DR
O curso enquadrado no Programa de Apoio Aquático Olímpico da Federação Internacional de Natação (FINA) visa capacitar as federações nacionais com as novas regras com vista ao conhecimento das normas da natação em todo o mundo. A ex-árbitra internacional Maria José Aparício é a orientadora.

Os agentes em formação estão inseridos nas duas etapas do evento a decorrer nos dias 27 e 28 do corrente na piscina do Alvalade e no dia 29 na contra-costa da ilha de Cabo nas provas de natação pura e do mar em águas abertas com distâncias de 1,500, 3000 e 5000 milhas náuticas.

A APNL tem programado também, para 21 do corrente, a formação sobre Técnicas de Natação Pura no Colégio Português em quatro horas de debates. A orientação é de Maria José Aparício, ex-juiz internacional de natação.

Em declarações ontem ao Jornal de Angola, o Secretário Técnico da APNL, Osvaldo Morais, disse que a formação tem como o objectivo principal a actualização das novas regras e capacitar os novos membros da arbitragem.

"Além dos juízes, os treinadores, atletas, encarregados, nadadores e os amantes da modalidade também podem fazer parte desta acção. A entrada é grátis”, esclareceu.

O dirigente sustentou que as regras sofrem sempre actualizações e "quando  assim acontece, é importante o refrescamento”.

O Conselho Provincial de Arbitragem de Luanda convocou sete árbitros e 16 juízes para o Torneio Internacional. Na categoria de árbitros, destaque para as presenças de Manuel Gomes, Filipe Toco, Jorge Lima, Silas Samba, Carlos Manuel, André Neto e Osvaldo Morais.

Na classe de juízes cronometrista foram convocados Ana Ribeiro, Gilberto Pires, Alice Vieira, Teresa Toco, Carlos Quarta, Febita Adão, Daniel Neto, Nelson Filipe, Kelson Sobral, Stela, Sobral, Mónica Almeida, Cecília António, José Dala, Núria Francisco, Adilson Venda e Anacleta Toco.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Desporto