Sociedade

Jovens terminam formação profissional

Pelo menos 2.284 jovens concluíram o curso de formação profissional promovido pelo Instituto Nacional do Emprego e Formação Profissional do Moxico, nas áreas de Corte e Costura, Informática, Alvenaria, Carpintaria, Electricidade de Baixa Tensão, Gestão Básica de Pequenos Negócios, Ladrilhagem, Pintura, Canalização, Culinária, Pastelaria, Canalização, Secretariado, Decoração, Agricultura, Serralharia e Contabilidade Financeira.

23/12/2021  Última atualização 10H25
Moxico prepara quadros para os futuros desafios © Fotografia por: DR
O chefe dos serviços provinciais do INEFOP no Mo-xico, Cahilo Mupila, disse que a formação profissional dos jovens é a principal aposta do Executivo e visa proporcionar apoio aos jovens, para que tenham oportunidade de emprego. Cahilo Mupila explicou ainda que foram entregues, no âmbito do PAPE, 285 kits diversos, 526 microcréditos, 64 estágios profissionais, além de terem sido criados 1.806 postos de trabalho e asseguradas 85 carteiras profissionais. Igualmente, concluíram como formadores 20 jovens, que darão suporte ao programa pedagógico inicial.

O responsável apelou aos jovens a aderirem nos cursos de formação profissional oferecidos nos diversos centros tutelados pelo INEFOP e esclareceu que só com a formação profissional se pode desenvolver o país em todas as vertentes. Por outro lado, a chefe do Departamento de Emprego e Fomento Empresarial, Mizé Dias, disse na sua intervenção, que o Estado por si só não possui capacidade suficiente para empregar todos, daí essa acentuada criação de políticas de fomento do auto-emprego.

"Ao terminarmos com mais um ciclo de formação, o Executivo cumpre, assim, com um dos seus principais objectivos, que passa pela formação do homem profissionalmente, para a sua inserção no mercado de trabalho, contribuindo assim na empregabilidade dos jovens”, destacou Mizé Dias.
Kapalo Manuel | Luena

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade