Sociedade

Jovens solidários doam fármacos

A Associação dos Jovens Unidos e Solidários de Angola doou ontem, na Muxima, município da Quissama, em Luanda, sete toneladas de medicamentos e material de protecção e biossegurança, para a prevenção e combate à pandemia da Covid-19.

06/05/2020  Última atualização 12H15
Joaquim Neto

Segundo o presidente da associação, Mário Domingos Durão, foram entregues também ao administrador municipal da Quissama, Fiel Didi, cinquenta unidades para a recolha de sangue, máscaras e luvas, entre outros meios.
Quissama conta com uma rede sanitária composta por um hospital municipal, na Vila da Muxima, dois centros de saúde de referência, nomeadamente centro cirúrgico e materno infantil, na localidade do Cabo Ledo, e dezoito postos médicos, espalhados em todas as comunas e povoações distantes da sede municipal. Doenças respiratórias agudas, diarreia, malária, hipertensão arterial e diabetes são as patologias mais comuns, situação que tem obrigado as autoridades locais a envidar esforços para a aquisição de meios médico-medicamentosos.
O administrador agradeceu o gesto e disse que, apesar do elevado volume de quedas fluviométricas, que dificultam o acesso às zonas mais recônditas, os medicamentos ajudarão a salvar muitas vidas e a prevenir inúmeras doenças em localidades onde as populações não se podem deslocar, devido as medidas de confinamento e de isolamento social. Segundo o administrador, helicópteros da Força Aérea Nacional vão transportar os fármacos doados às comunas do Mumbondo e Quixinje, enquanto que a representação municipal da capitania do Porto de Luanda transportará, por via fluvial, outras quantidades para apoiar famílias produtoras residentes nas zonas ribeirinhas.
O líder da associação disse que, enquanto as outras organizações filantrópicas distribuem alimentos, “vamos distribuir medicamentos e material de biossegurança, nos 164 municípios do país”.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade