Sociedade

Jovens orientados a ser parte integrante da solução dos problemas nas comunidades

A ministra da Juventude e Desportos, Palmira Barbosa, exortou, ontem, em Luanda, aos jovens angolanos a serem parte integrante das soluções dos problemas identificados nas comunidades onde estão inseridos, apresentando contribuições concretas para a superação das dificuldades diárias.

02/04/2023  Última atualização 08H00
Ministra Palmira Barbosa considerou os jovens factores de esperança e de confiança no desenvolvimento e consolidação de um futuro melhor © Fotografia por: Edições Novembro

Ao discursar no acto de abertura da jornada "Abril Jovem/2023”, a titular da pasta da Juventude e Desportos considerou os jovens como factores de esperança e confiança para um futuro melhor do país, facto que obriga o Governo a continuar a apostar nesta franja. 

Recordou que o Executivo tem prestado especial atenção à juventude, colocando-lhe no centro das decisões e no topo da pirâmide de prioridades relacionadas com as políticas públicas. 

Assegurou que o sector vai continuar a apostar em programas/projectos que estimulem a competência e a habilidade da juventude nas mais diversas áreas do saber, assim como reforçar a capacidade empreendedora dos jovens. 

Para que estes programas sejam concretizados, Palmira Barbosa apela à união de forças de todas as franjas da sociedade, como famílias, igrejas, associações, instituições de educação e ensino, com vista a traçar as linhas mestras de projecção dos jovens e alcançar o tão almejado desenvolvimento sustentável.

A ministra considerou a jornada Abril Jovem/2023 um momento privilegiado para se reflectir sobre o papel dos jovens e para reforçar o debate sobre as principais preocupações em torno da juventude. 

Por sua vez, o director-geral do Instituto Angolano da Juventude (IAJ), Yuri Cardoso, aconselhou os jovens a aproveitarem este período para intensificar a reflexão em torno das acções praticadas no dia-a-dia, com um sentimento de esperança, solidariedade, voluntariado e humanismo.

Defendeu a participação de todos nas actividades do Abril Jovem. 

A abertura da jornada Abril Jovem/2023, que teve lugar no pavilhão da Cidadela Desportiva, em Luanda, ficou marcada com a realização de maratonas desportivas e momentos culturas. 

Segundo o Yuri Cardoso, o acto central das festividades está agendado para a província do Namibe, a 14 de Abril, data que se celebra o Dia da Juventude Angolana, enquanto o encerramento da jornada será na província do Moxico. 

Fazem parte das festividades agendadas, acções de formação ligadas ao empreendedorismo, saúde sexual e reprodutiva, campanhas de limpeza, palestras, entre outras, a serem desenvolvidas.

O Dia da Juventude Angolana é celebrado em memória de José Mendes de Carvalho, mais conhecido por Hoji-Ya-Henda, que foi comandante das ex-Forças Armadas Populares de Libertação de Angola (FAPLA), morto em combate, aos 27 anos de idade, a 14 de Abril de 1968, na província do Moxico, durante um assalto ao Quartel de Karipande, do exército colonial português. 

Dada a combatividade e integridade moral, ficou conhecido como o símbolo patriótico da juventude angolana e, em 2010, a Assembleia Nacional instituiu o dia da sua morte como Data de Celebração Nacional.

 

  CNJ defende promoção do agro-negócio

O presidente do Conselho Nacional da Juventude (CNJ), Isaías Kalunga, apelou, ontem, no município do Cuito Cuanavale, província do Cuando Cubango, aos jovens a organizarem-se, a título particular e em cooperativas, para que possam beneficiar do programa "Crédito Jovem Agricultor”.

Isaías Kalunga, que falava durante a abertura da jornada provincial do Abril Jovem, na referida localidade, disse que os jovens do Cuito Cuanavale são combatentes, patriotas e vencedores, razão pela qual devem trabalhar afincadamente para alavancar o desenvolvimento sustentável da região.

Disse que a CNJ, além de assinar um memorando com o Fundo de Apoio ao Desenvolvimento Agrário (FADA), no valor de mais de 1,8 mil milhões de kwanzas, outorgou um memorando com o Banco Angolano de Investimento (BAI), na ordem dos 10 mil milhões de kwanzas, para a criação de condições de créditos excepcionais para os jovens de todo o país.

Salientou que o memorando de entendimento assinado entre o CNJ e o BAI vai apoiar os jovens na criação do agro-negócio, aumento da produção nacional, redução da fome e  da pobreza, bem como atribuição de bolsas de estudo para jovens talentosos de mérito e de alto potencial, para que os beneficiários estejam preparados para trabalhar como agentes bancários nos municípios.

Disse que, para que os jovens possam beneficiar destes financiamentos, é necessário que estejam organizados, devidamente legalizados, para que possam ser potencializados nos ramos da Agricultura, Empreendedorismo, Aquicultura, Pescas, Pecuária, Agentes Bancários e na Formação de Quadros nos mais variados domínios.

Acrescentou que os valores do financiamento obtido ainda não foram distribuídos às províncias. Acrescentou que o financiamento visa, igualmente, desafogar as políticas do Governo angolano, no quadro da empregabilidade para os jovens e aumento da renda das famílias.

"Os créditos não são destinados apenas aos jovens agregados ao CNJ, mas para todos de Cabinda ao Cunene e do Mar ao Leste, desde que tenham projectos devidamente legalizados nas áreas da Agricultura, Pecuária, Aquicultura, Agro-negócio, Piscicultura, Empreendedorismo, Pescas, Formação Técnico-profissionais, entre outros”, disse.

Isaías Kalunga aconselha os beneficiários no sentido de trabalharem para que a produção proveniente dos campos de cultivo chegue aos grandes centros de consumo.

Na ocasião, o presidente da CNJ procedeu a entrega de certificados de mérito a oito líderes juvenis da província do Cuando Cubango, pelo contributo prestado durante os últimos 15 anos. 

 

Lourenço Bule |Cuito Cuanavale

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade