Política

Jovens orientados a abraçar os estudos e o trabalho para honrarem os heróis

Jaquelino Figueiredo | Mbanza Kongo

Jornalista

O ministro de Estado e chefe da Casa Militar do Presidente da República, general Francisco Pereira Furtado, aconselhou, este sábado, na cidade de Mbanza Kongo, província do Zaire, os jovens a empenharem-se nos estudos e no trabalho, como forma de honrarem os feitos dos heróis do 4 de Fevereiro.

05/02/2023  Última atualização 07H52
 Membros da sociedade civil marcaram presença no acto central das comemorações do dia 4 de Fevereiro em Mbanza Kongo © Fotografia por: Garcia Mayatoko | Edições Novembro | Mbanza Kongo

Francisco Furtado, que discursava no acto central das celebrações do 62º aniversário do Ínício da Luta Armada de Libertação Nacional, que decorreu no anfiteatro do II Edifício do Governo do Zaire, na cidade de Mbanza Kongo, sob lema "Preservando os valores da Pátria, honremos os nossos heróis”, aconselhou os jovens a abraçarem as boas causas sociais, económica e culturais que concorrem para o desenvolvimento económico e social do país e, consolidação da paz, duramente alcançada.

"Deixamos aqui os seguintes conselhos aos jovens deste país e, em particular, da província do Zaire, honremos os heróis do 4 de Fevereiro, nos empenhando nos estudos e no trabalho, abraçando com boas causas sociais, económicas e culturais que concorrem para o desenvolvimento económico e social do país e a consolidação da paz duramente alcançada”, aconselhou.

Para Francisco Furtado, que representou o Presidente da República no acto, uma das formas, também, de honrar os heróis, consiste em resgatar os bons princípios e valores morais, cívicos e patrióticos, onde os jovens mais uma vez, são chamados a terem o papel fundamental.

"Honremos os nossos heróis, resgatando os bons princípios e valores morais, cívicos e patrióticos. Os jovens devem abraçar o princípio de respeito aos símbolos nacionais, às instituições do Estado, nomeadamente, o Presidente da República, o Executivo, o Parlamento e o Poder Judicial que, asseguram a democracia, os direitos, as liberdades e garantias fundamentais dos cidadãos”, acrescentou.

Segundo o general Francisco Furtado, os jovens precisam respeitar os bens públicos e privados, cumprir as regras de convivência social, porque bons cidadãos garantem uma boa sociedade, onde todos são capazes de resolver os seus problemas por via de diálogo.

"Os jovens precisam respeitar os bens públicos e privados e cumprir as boas regras de convivência social, bons cidadãos garante uma boa sociedade, sejamos cidadãos de bem, sejamos cidadãos dedicados à Pátria, trabalhadores e estudiosos, capazes de resolver, sempre, os problemas por via de diálogo”, aconselhou.

O ministro de Estado e chefe da Casa Militar do Presidente da República, que antes da cerimónia foi recebido no "Lumbu” (Tribunal Consuetudinário de Mbanza Kongo) para uma bênção tradicional, após uma incursão à história sobre o 4 de Fevereiro de 1961, disse que, a epopeia de luta é rica de factos e actos que ninguém jamais apagará, porque a sua dimensão histórica transcende uma simples luta, pois foi a que conduziu Angola à Independência Nacional, a 11 de Novembro de 1975.

"Ao comemorar esta data, fizemo-lo com bastante orgulho e satisfação, pois representa, na história do nosso povo, um marco importante, porque foi neste dia 4 de Fevereiro de 1961, que um grupo de cerca de 200 angolanos disse basta ao colonialismo, à subjugação, repressão e à opressão colonial, cuja manifestação representou, também, a libertação dos presos políticos angolanos. O que não foi conseguido na altura, mas valeu apenas, porque o regime colonialista ficou abalado por aquele feito heróico dos bravos combatentes pela liberdade”, relembrou.

A escolha da província do Zaire para albergar o acto central das celebrações do 4 de Fevereiro de 2023, segundo general Francisco Furtado, é pelo facto de ter sido o berço da colonização e da Luta Armada de Libertação Nacional, onde muitos antepassados tiveram um papel fundamental.

"A província do Zaire foi escolhida, este ano, para albergar as comemorações do dia 4 de Fevereiro, precisamente por ter desempenhado um grande papel na conquista e preservação da nossa Independência Nacional e pela unidade nacional. São inúmeros os filhos desta terra que participaram na Luta de Libertação Nacional, verteram seu suor e sangue pela causa da nossa Independência. Aliás, foi aqui nesta província, na foz do rio Zaire, onde, em 1482, se iniciou o sistema colonial português que, com a famosa fórmula colonial "M3- Mercadorias, Missionários e Militares”, os nossos antepassados viram-se invadidos e o então Reino do Kongo teve as consequências que leva até à nossa Independência”, recordou e acrescentando que, "por maioria da razão, aqui também houve proeza dos bravos guerreiros, primeiros na luta de libertação, da resistência e, depois, da luta até à conquista da nossa Independência, isto é a prova inequívoca de que o povo angolano sempre se esbateu contra opressão, buscando a liberdade e o bem-estar”.


Promessas eleitorais são para ser implementadas

O ministro de Estado e chefe da Casa Militar do Presidente da República, general Francisco Furtado, reiterou, em Mbanza Kongo, que o Chefe do Estado angolano mantém o compromisso de ver implementadas todas as promessas eleitorais feitas à província do Zaire, muitas delas já em  fase de execução física.

"Somos portadores da mensagem do Presidente da República, na qual reafirma o compromisso da implementação das promessas eleitorais proferidas no âmbito das Eleições Gerais de 2022, para à província do Zaire, onde se figuram a construção da Refinaria de petróleo na cidade do Soyo, do novo aeroporto aqui em Mbanza Kongo, a conclusão do Hospital Geral do Zaire, a construção da via Mbanza Kongo-Kuimba-Buela, a reabilitação do troço Nzeto-Soyo, a Ponte dos Mangais”, frisou.

A construção do troço Casa da Telha-Estrada Nacional 100 e de duas centralidades, bem como do Instituto Superior para província do Zaire, segundo Francisco Furtado, são os projectos de maior referência, para além de outras que estão inseridos no Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM) e os que vão constar, também, no PIIM2 que, brevemente será conhecido por todos.

"Aliás, muitas daquelas promessas proferidas pelo nosso líder, já estão em execução, por exemplo, a construção da Refinaria de petróleo no Soyo está na fase de preparação para o arranque das obras no espaço onde será erguida. Quanto ao novo aeroporto de Mbanza Kongo, a execução física já está na ordem de 30 por cento e, no diz respeito à conclusão das obras do Hospital Geral do Zaire, a execução física está na ordem dos 85 por cento. Portanto, mesmo decorridos poucos meses da realização das eleições, já se vai passando das promessas para realizações visíveis que, vão garantir mais desenvolvimento à província, mais empregos para os jovens e reduzir a pobreza no seio das famílias”, acrescentou.

Quanto à implementação dos projectos constantes do PIIM, segundo Francisco Furtado, tal como noutras províncias, a nível de todos os municípios do Zaire, cujo pacote contempla um total de 91 acções de impacto económicos e social, alguns dos quais, concluídos e outros em curso, tem uma execução financeira calculada em 48 por cento e a execução física global em 53 por cento.

"A implementação exitosa do PIIM e do Programa de Investimentos Públicos (PIP) terá reflexos positivos na vida de todos os cidadãos desta província. Ressaltamos, também que, a em execução do programa Kwenda que, até ao momento, foram registados aqui na província do Zaire, um total de 27.030 agregados familiares e, beneficiaram até agora, 21.916 famílias”, avançou Francisco Furtado.

O ministro de Estado aproveitou, também, lembrar sobre os esforços do Executivo Central e do Governo do Zaire, tendentes a baixar os níveis de pobreza e aumentar o emprego, sobretudo dos jovens, bem como está empenhado em aumentar os níveis de produção industrial e agrícola em todo o país e, em particular, na província do Zaire.

Francisco Furtado fez-se acompanhar dos ministros da Defesa, Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria, João Ernesto dos Santos "Liberdade”, da Cultura e Turismo, Filipe Zau, de Administração do Território, Dionísio da Fonseca, e da ministra do Ambiente, Paula de Carvalho, bem como dos comandantes dos ramos das Forças Armadas Angolanas (FAA) e do comandante-geral da Polícia Nacional.

De salientar que, o programa dos festejos dos 62 anos de início da Luta Armada de Libertação Nacional, iniciado com hastear da Bandeira Nacional e a deposição de uma coroa de flores no monumento do soldado desconhecido,  contemplou, ainda, um espectáculo músico-cultural, onde artistas como Kiaku Kyadaff, Irmã Joly, Júlio Gil, Glória Francis, o grupo de humor os Tunezas e o conjunto musical do Congo Kinshasa "Zaiko Langa-Langa”, demonstraram, ontem, no Largo "Dr. António Agostinho Neto”, os seus talentos.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política