Regiões

Jovens na Cela recebem apoio

Jovens do município da Cela, na província do Cuanza-Sul, organizados em cooperativas, estão a receber meios de trabalha, sementes e fertilizantes, visando o fomento da agricultura.

23/02/2021  Última atualização 15H15
Objectivo é aumentar a produtividade nas comunidades © Fotografia por: DR
Os meios estão a ser entregues pela Associação de Jovens Agricultores de Angola (AGRIJOVEM), segundo o governador do Cuanza-Sul, Job Capapinha.

O programa da AGRIJOVEM, acrescentou, visa diversificar as culturas e aumentar os níveis de produção na região.
O governador Job Capapinha informou terem sido preparados 100 hectares para o desenvolvimento da agricultura em toda a extensão do município da Cela, onde os agricultores prevêem colher toneladas de produtos, como batata-doce e rena, banana, feijão, milho, abóbora e mandioca, os mais cultivados na região. A população dedica-se, também, à pecuária e criação de gado.

O administrador municipal da Cela, Francisco Mateus, agradeceu pelo facto da região ter sido contemplada com o primeiro projecto da AGRIJOVEM, acrescentando que, nesta fase em que o país atravessa dificuldades, todas as atenções estão viradas para a diversificação da economia e as potencialidades agrícolas, florestais e hídricas da localidade permitem alcançar níveis aceitáveis. Francisco Mateus garantiu que o município está a desenvolver agricultura mecanizada, para facilitar e melhorar a produção agrícola, com vista a aumentar os níveis de produção.

Quanto à inacessibilidade das vias, o administrador municipal tranquilizou os munícipes e encorajou os camponeses a continuarem a produzir, enquanto o governo procura soluções para a reparação das principais vias de acesso à comuna do Sanga.
Do material entregue para o fomento da agricultura constam machados, enxadas, moto-bombas, carros de mão, catanas, fitas métricas e tractores.

Luís Pedro | Sumbe

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Regiões