A BIOTA, organização que se dedica aos estudos e divulgação em ambiente, vai realizar, na segunda-feira, em Luanda, um evento denominado “Educação para a Acção Climática – Transformando Indivíduos e Comunidades”.
Cerca de 250 jovens de várias denominações religiosas sediadas no Luena participaram, ontem, numa palestra, subordinada ao tema “Como evitar crimes nas redes sociais no seio da juventude”.
Promovida pelo Conselho das Igrejas Cristãs, em parceria com a Aliança Evangélica de Angola (AEA), a actividade decorreu na Casa da Cultura e visou exortar a juventude religiosa sobre os perigos do uso inadequado das redes sociais.
O coordenador da Comissão Provincial das Igrejas no Moxico, bispo Macano Pedro, considerou que o mau uso das redes sociais constitui uma das grandes preocupações da sociedade cristã, em função dos vários crimes que são cometidos por jovens nessas plataformas.
O bispo acrescentou que o mau uso das redes sociais está a aumentar, cada vez mais, o nível de delinquência no seio da juventude, com práticas de vários crimes, muitos dos quais envolvendo a violência física e mortes, manifestações desviantes dos princípios bíblicos.
Macano Pedro exortou os jovens cristãos a promoverem a paz, tranquilidade e harmonia sociais, bem como a respeitarem as autoridades do Estado. "A Igreja condena todos os actos de vandalismo e manifestações não autorizadas que perturbam a paz”, disse o religioso.
Referiu que os cristãos devem promover a paz, baseada nos valores humanos e na criatividade de cada um, para superar as dificuldades, seguindo sempre o exemplo de Cristo, o Príncipe da Paz.
O bispo Macano Pedro salientou que a Igreja, por ser a reserva moral da sociedade, tem de contar com uma juventude que se abstenha do pecado e seja diferente do mundo quanto ao uso das novas tecnologias que a ciência oferece.
O chefe de Departamento do Combate aos Crimes e Corrupção, Elisário Cassanguili, afirmou que as redes sociais são serviços destinados a criar relações de amizade e harmonia entre pessoas que partilham interesses comuns e não podem ser usados como um instrumento para ferir a liberdade de expressão e o bom nome dos indivíduos.
Realçou que o Ministério do Interior está preocupado com os crimes nas redes sociais, sobretudo os cibernéticos, por causa do uso abusivo de cartões Multicaixa Express, imagens fotográficas, vídeos e gravações.
Elisário Cassanguili alertou os jovens a evitarem a exposição de dados pessoais nas redes sociais e encorajou os participantes a ter a cultura de denúncia sobre todos os crimes que ocorrem nas comunidades.
Desde Janeiro de 2022 até à presente data, o Departamento Contra os Crimes e Corrupção registou 29 denúncias ligadas a cibercrimes e destas 14 são de burlas de cartões multicaixas.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginO Ministério da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social (MAPTSS) lançou, quinta-feira, em Luanda, um programa de formação de quadros para o quinquénio 2023-2027, com o objectivo de elevar a competência dos funcionários públicos e agentes administrativos.
As acções de reordenamento do comércio nas avenidas Cónego Manuel das Neves e Ngola Kiluange em Luanda, permitem encurtar o tempo de viagem da zona do São Paulo à zona do mercado dos Combustíveis, Distrito Urbano do 11 de Novembro, próximo ao Kikolo.
Mais de 90 professores na província da Huíla, são suspeitos de falsificação de certificados de habilitações literárias, durante o processo de actualização de carreira, detectados pelo Gabinete Provincial da Educação.
Os EUA podem entrar em incumprimento a partir de 5 de Junho, adiantou o Departamento do Tesouro, após ajustar a data estimada em mais alguns dias e enquanto não é alcançado um acordo sobre o teto da divida.
O Memorial Nacional em homenagem às vítimas dos conflitos políticos ocorridos no país, no período entre 11 de Novembro de 1975 e 4 de Abril de 2002, com realce para os do 27 de Maio, já conta com verba inscrita no Orçamento Geral do Estado (OGE) deste ano, acto que poderá permitir o arranque da sua construção ainda nos próximos tempos.
O Governo angolano assegurou, ontem, em Luanda, que a promoção de medidas que facilitem a circulação de cidadãos dos Estados-membros no espaço da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) será um passo fundamental para que se propicie um projecto de estatuto do artista dentro do organismo, assim como a promoção do livro e da leitura.