A única escola do ensino primário da Comuna de Cassamba, município do Luchazes, província do Moxico, tem apenas 20 carteiras para os 616 alunos matriculados.
Dois indivíduos foram detidos, na província do Moxico, por se fazerem passar por oficiais das Forças Armadas Angolanas (FAA) e por terem burlado 49 mil e 600 kwanzas a dois cidadãos, soube, este domingo, o JA Online, através de uma nota do Ministério do Interior.
Os jovens de diversos estratos sociais, do município da Conda, província do Cuanza-Sul, pedem ao Governo melhores oportunidades para a sua reinserção na actividade produtiva, visando satisfazer as necessidades básicas, apurou o Jornal de Angola através de uma ronda efectuada junto deste segmento social.
Entre as preocupações manifestadas, os jovens daquela circunscrição municipal pedem a atracção de investidores na região, nos mais variados domínios, para a geração de empregos e garantir os rendimentos necessários para a realização de suas vidas e respectivas famílias.
À reportagem do Jornal de Angola, os jovens manifestaram-se preocupados com o que alegam ser reduzidas oportunidades, a condição de muitas empresas, e que as poucas que resistem aos factores conjunturais encontram dificuldades para absorver grande parte dos desempregados.
Outro factor que inquieta os jovens prende-se com a "morte” de certos ofícios, como as de pedreiro, canalização, reparação de equipamentos, corte e costura, e outras, que antes garantiam rendimentos a muitas famílias.
Os jovens reconhecem as potencialidades agro-pecuárias da região, mas apontam a falta de incentivos abrangentes, como instrumentos de trabalho, fertilizantes e outros insumos, para dinamizar a produção agrícola, a fim de garantir não apenas a auto-suficiência alimentar, mas também comercializar o excedente.
Actividade de moto-táxi
A nossa reportagem procurou ouvir dos jovens a solução imediata para os problemas que atravessam, e os jovens consideraram que a saída encontrada é a prática de moto-táxi, por ser uma actividade que garante dar resposta às suas necessidades básicas, sobretudo no sustento das famílias, e para outros a forma rápida de adquirir dinheiro para custear os estudos.
Apesar dos riscos que correm durante o exercício da actividade de moto-taxista, os jovens foram unânimes em afirmar que vale à pena enfrentar o risco para garantir o sustento da família do que optar pelo caminho do lucro fácil, e muitas vezes enveredar por actos de criminalidade, que acabam sempre por terminar em tragédia ou prisão.
Fernando Célia Teixeira é um desses jovens que exerce a actividade moto-taxista, há dois anos, depois de deixar a actividade de pedreiro, "Optei por apostar nessa actividade de moto-taxi por ser permanente em termos de produtividade, apesar de muitas vezes ficarmos sem clientes, mas o dinheiro entra sempre, mesmo quando não há grandes movimentos” disse.
O moto-taxista tem noção de que o Governo local não pode, sozinho, garantir emprego para todos, mas entende que deve criar políticas públicas que possam atrair empresas nacionais e estrangeiras, que instalem empresas provedoras de serviços e garantam empregos para os jovens.
"É verdade que em qualquer parte do mundo nenhum Governo emprega toda a gente, mas pedimos que haja políticas de atracção de investidores para ganharmos empregos”, disse.
João Baptista exercia a actividade de barbeiro, só não prosseguiu por falta de clientes, por isso, recorreu à actividade de moto-táxi para obter rendimentos mínimos para realizar a vida. "Até há pouco tempo era barbeiro, mas por falta de clientes deixei a actividade para me dedicar ao moto-táxi, por ser a forma de ganhar dinheiro para sustentar as minhas necessidades”, frisou.
A exercer a actividade de moto-taxista há cinco anos, diz que a falta de mais oportunidade de emprego no município da Conda tem contribuído para muitos jovens optarem por actividades de pouca sustentabilidade, como é o caso de moto-táxi, que acarreta vários riscos de saúde, e até da morte por acidentes de viação, em consequência das péssimas condições em que se encontram muitas estradas do município. João Baptista, à semelhança da visão de outros entrevistados, apela ao Governo local no sentido de trabalhar na busca de incentivo e estímulos para as empresas que manifestem interesse em instalar-se na província, por acreditar no potencial agro-pecuário e industrial do município.
"Temos no município potencial mineral e solos aráveis para qualquer investimento que possa gerar serviços e empregos para nós jovens, e desta forma se pode reduzir o índice de desemprego no município e na província em geral”, disse.
Os riscos da profissão
João Baptista também considerou a actividade de moto-táxi de muitos riscos e exige muita responsabilidade e muitos esforços para terminar a jornada sem sobressaltos. "Durante a jornada laboral somos chamados a ter muita prudência na condução para evitarmos acidentes, criar despesa ao meio ou danos aos clientes”, lembrou.
O nosso interlocutor também alinha no pensamento de que o factor que desencoraja os jovens a aderirem aos trabalhos do campo prende-se com a falta de dinheiro para comprar os insumos e imputs agrícolas, restando a opção de moto-taxista, cuja actividade permite fazer dinheiro com transporte de pessoas e mercadorias para assegurar o sustento da família.
Colaboração do trânsito
Já o moto-taxista Culembe Manuel Domingos lamentou a forma como os que exercem a actividade são tratados por parte dos efectivos que regulam o trânsito. "Temos noção do Código de Estrada como Lei, mas em muitas ocasiões somos molestados pelos Reguladores de Trânsito, por isso, pedimos que a Direcção de Viação e Trânsito nos ajude a normalizar a actividade, que para nós passa pelo cumprimento das normas, e da parte da Polícia Nacional a contínua acção pedagógica, num ambiente cordial e de respeito”, frisou.
Abel Calei, outro moto-taxista residente no município da Conda que exerce a actividade há um ano, disse ao Jornal de Angola que adquiriu a sua mota através da venda dos produtos agrícolas, do pouco tempo que esteve envolvido nos trabalhos do campo.
"Exerço a actividade de moto-táxi, por ser uma actividade de rendimento imediato, mas também não deixo de cultivar a terra, de onde veio o dinheiro investido na moto, e quando há folga nos trabalhos do campo, concilio com a actividade de moto-táxi, e assim a vida vai andando”, disse.
O jovem de 22 anos defende a necessidade de as autoridades administrativas criarem espaços para os moto-taxistas, facilitar a legalização dos meios, que pode criar um ambiente que propicie a geração de receitas para os cofres do Estado, através de pagamento de taxas por parte dos moto-taxistas.
"Temos as motas como meio de trabalho para sustentar as nossas famílias, mas também estamos conscientes do dever com o cumprimento ao Código de Estrada”, disse a finalizar.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginTrês crianças ficaram gravemente feridas, em consequência do desabamento de várias residências, devido as chuvas que se registaram, na província do Huambo, nas últimas 48 horas, informaram as autoridades.
As obras do novo Hospital Geral de Ndalatando, na província do Cuanza-Norte, com capacidade para 200 camas, terminam no final de Outubro do corrente ano, garantiu, sexta-feira, a ministra da Saúde, Silvia Lutucuta.
O Presidente de Moçambicano, Filipe Nyusi, encontra-se, deste domingo, em Nova Iorque, Estados Unidos da América, onde até dia 30 vai orientar actividades enquadradas na presidência rotativa mensal do Conselho de Segurança das Nações Unidas, que Moçambique detém desde dia 1 de Março.
A cerimónia dos 35 anos da Batalha do Cuito Cuanavale, assinalada a 23 deste mês, foi comemorada, ontem, no Freedom Park, na cidade de Pretória, África do Sul, com a participação na actividade de membros dos partidos MPLA (Angola), SWAPO (Namíbia) e ANC (África do Sul).
A Assembleia Nacional realiza, hoje, a partir das 9h00, na Sala Multiuso, uma conferência sobre "violência contra a mulher e Direitos Humanos" que vai abordar, entre outros temas, os grandes desafios do problema no âmbito da aplicação da Lei Contra a Violência Doméstica. O evento vai ser aberto pela presidente do Parlamento, Carolina Cerqueira.
Cerca de 80% dos jovens são-tomenses querem abandonar o país em busca de melhores condições de vida, nomeadamente emprego e saúde, e muitos perderam esperança no desenvolvimento do arquipélago, indica um estudo do Conselho Nacional da Juventude são-tomense.
Dez cidadãos, dos quais sete nigerianos, um serra-lionense e dois angolanos foram detidos pelo Serviço de Investigação Criminal acusados por tentativa de furto de navio petroleiro denominado "Ngol Dande" da Sonangol Shipping, com documentos falsos.