Cultura

Jovens criadores de Malanje mostram potencialidades

Venâncio Victor | Malanje

Jornalista

A criatividade dos jovens de Malanje esteve em evidência, durante a realização da Feira de Empreendedorismo, Arte Regional e Cultura, que reuniu 14 expositores, para mostrar as potencialidades artísticas e culturais locais.

04/10/2021  Última atualização 09H00
Expositores apresentaram uma diversidade de produtos © Fotografia por: Venâncio Victor | Edições Novembro
Os participantes, oriundos dos 14 municípios de Malanje, apresentaram diversos produtos, desde peças de arte, pintura e escultura, assim como materiais de beleza e roupas diversas. Os preços foram, na maioria dos casos, acessíveis à população.

A actividade, uma iniciativa da Empresa Cantinho da Marimba, foi bastante elogiada pelo director do Gabinete Provincial da Cultura, Turismo, Juventude e Desporto, Manuel Ganga, para quem a iniciativa serviu para dar outro alento à produção artística local e aos criadores.

Para Manuel Ganga, é preciso maior atenção ao sector, assim como à área do turismo, que ainda precisa de forte aposta, de forma a ajudar os criadores locais e mostrarem muito do seu talento. "Têm estado a ser feitas uma série de actividades, que envolvem acções de beneficência, com a participação de vários operadores, para desenvolver, junto com membros da Organização Mundial do Turismo, acções sobre a cadeia de valor do turismo e na concretização dos planos de acção local”, contou.

O director do Gabinete Provincial da Cultura, Turismo, Juventude e Desporto defendeu, também, a importância de haver um  investimento privado no sector do turismo, ou através de parcerias público-privadas.
O responsável da Empresa Cantinho da Marimba, Fernando Carvalho, disse que a feira junta-se aos esforços do Governo de Malanje de promover o empreendedorismo juvenil. "O número de participantes deixou claro a diversidade de empreendedores que são criadores de arte”, aclarou.

A feira, continuou, foi gratuita para todos os expositores. "Não cobramos nada porque é preciso acreditar e apostar nos jovens, dando-lhes a oportunidade para desenvolverem o talento e tendo em conta que o desemprego combate-se com as oportunidades dadas à juventude, em especial pelo facto de Malanje ter um elevado índice de desemprego”, defendeu.

A margem da feira, Fernando Carvalho anunciou a reactivação da Associação do Turismo local, bem como a abertura de uma tabacaria, com diversos bens e serviços. "Actualmente, as tabacarias são muito frequentes na Europa. A nível do país só existem em Luanda. Queremos mudar este quadro”, prometeu.

Entre os expositores desta edição, um dos destaques foi Leida Fernandes que levou à feira produtos de maquilhagem e aproveitou a oportunidade para cuidar da beleza de algumas modelos que desfilaram durante a actividade, em representação dos 14 municípios da província. "A feira veio contribuir para maior promoção e divulgação das actividades de muitos criadores, ligados às artes, nos mais diferentes ramos”, destacou.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura