Sociedade

Jovem do Golfe nunca desistiu de estudar

Mauro Adriano Fernando Mendes nasceu em Luanda, no Bairro do Golfe I, Município do Kilamba Kiaxi, em 1989,filho de José Manuel Fernando Mendes, funcionário da TAAG, com a profissão de Oficial de Operações e Terra, e de Celeste Adriano.

29/09/2019  Última atualização 08H54
DR © Fotografia por: Mau

Segundo filho dentre sete irmãos, as vicissitudes que obrigaram Mauro Mendes a ter de lutar para vencer na vida começaram em 1998, quando o pai foi suspenso da empresa onde trabalhava.
Entre 1997 e 2002, Mauro Mendes fez os estudos primários e secundários nas Escolas da Igreja Evangélica Baptista e Colégio Unidos no Amor, no Kilamba Kiaxi.
Com escassos recursos, Mauro Mendes, o irmão Wlisses Mendes e a irmã Mónica Mendes foram obrigados a “zungar” rama de batata-doce para o sustento da família por a mãe ficar internada num hospital público de Luanda durante um longo período de tempo.
“Nós íamos à lavra de manhã recolher o produto, amarrar em montes e deixar preparado para de seguida irmos à escola de tarde e à noitinha irmos vender. Enquanto zungávamos, a minha irmã ficava a controlar a bancada.”
O mais grave, conta Mauro Mendes, aconteceu quando se deu a escassez da rama de batata-doce, eles tiveram de ir aos bairros à procura de ratos para a família comer.
“Enquanto o mais novo, andava com amigos que eram lavadores de carros e eles não permitiam que os ajudasse, diziam que eu não podia fazer aquele serviço porque futuramente eu é que estaria em condições de ajudá-los. Mas no fim do dia sempre me davam um pouco do dinheiro que cada um arrecadava.”
“O sonho dos meus pais foi ver-nos formados. A minha falecida mãe dizia sempre que teríamos muito trabalho a formar-nos, mas tinha fé de que íamos conseguir”, recorda Mauro Mendes, que prossegue:
“Enquanto estudantes, passávamos semanas a tomar chá, não dispúnhamos de condições financeiras mas sabíamos que a nossa meta era concluirmos sem deixar qualquer cadeira.”De 2005 a 2008 Mauro Mendes frequentou ciências económicas e jurídicas, no colégio Baptista da Paz, na Samba, e licenciou-se em Direito, pela Faculdade de Direito daUniversidade José Eduardo dos Santos, no Huambo de 2009 e 2013, com enorme sacrifício devido à escassez de recursos financeiros.
Em 2013 Mauro Mendesprocura o primeiro emprego. “Saíamos todos os dias de manhã muito cedo, girávamos a cidade de Luanda a pé e regressávamos a pé ao Golfe.”
Mauro Mendes trabalhou numa fazenda no Nzeto, deu aulas de Introdução ao Direito e Introdução à Economia mas como sempre teve vocação para analisar políticas e políticos, decidiu investir na área de consultoria política e formação.
Como Angola tem carência de escolas de inteligência política, Mauro Mendes virou-se para o exterior e com muito sacrifício conseguiu estudar a distância.
Em 2013,abriu aprimeira empresa de consultoria em marketing político e eleitoral, a Sharamy Consultoria, Lda.
“Sofremos muita exclusão, resultante de calúnias e intrigas porque estávamos filiados no MPLA. Mas felizmente conseguimos conquistar o nosso espaço e hoje estamos a caminhar.”
Mauro Mendes nunca deixou de estudar e tem frequência do 2.º ano do curso de Ciências Políticas da Universidade Agostinho Neto, é pós-graduado em Consultoria e Gestão Aeronáutica e Aeroportuária pela DBA-Brayer State University, Canadá, 2015 e 2016, tem a frequência do 1.º ano do Curso de Serviço Social, 2015, fez o Mestrado em Marketing Político e Organização de Campanhas (ECA-USP/Brasil), 2016 e 2017, é doutorando em Ciências Políticas e Gestão Estratégica de Partidos (The George Washington University-Washington DC), 2018 a 2020.
Entre as especializações feitas pelo jovem Mauro Mendes, conta-se a formação de formadores, Oratória, Internet limpa, Comunicação para Mandatos-Brasil, Tipos e Fases de Licitação-Brasil, Estudo de perfis e crimes codificados-Brasil, Estudo de Negociação de Crimes do 1.º nível (Sustentação de estado terror)-EUA.
Mauro Mendes trabalhou em 2012 como director de Gabinete do Secretário Nacional da JPAda CASA-CE sendo primeiro secretário Municipal da JPA de Luanda.
No ano seguinte, Mauro Mendes renuncia à militância na CASA-CE e ingressa no Comité Provincial da JMPLA de Luanda, no qual assessorou directamente o ex-secretário Tomás Bica durante dois anos. Ainda nesse ano, foi inscrito no Comité de Especialidade dos Juristas.
Mauro Mendes foi coordenador-adjunto da Brigada de Alfabetização Hoji-ya-Henda e membro do Comité do ex-Distrito Urbano do Kilamba Kiaxi da JMPLA, até 2015. Neste ano, foi assistente principal da ex-secretária do DIP do MPLA em Luanda e porta-voz nacional da Brigada Jovens Solidários e presidente da Associação Angolana de Consultores Políticos.
Mauro Mendes foi convidado permanente do Programa Nossa Geração da TPA 2, analista residente do Jornal da Tarde da Palanca TV-2018 e do Espaço Magazine Informativo-Programa Matabicho da TPA 2-2019.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade