Política

José Massano anuncia normalização das operações diamantíferas

José de Lima Massano anunciou para breve a normalização das operações diamantíferas quer no segmento industrial, como no semi-industrial e artesanal, permitindo que estas operações ocorram em moeda estrangeira.

27/05/2020  Última atualização 07H53
DR

Tudo aquilo que for pagamento a residentes cambiais fora desse quadro, esclareceu o governador, deverá ocorrer em moeda nacional. A Comissão Económica foi informada do relatório trimestral sobre a origem e o destino das divisas. Até agora, 95 por cento das cambiais continuam a ter como fonte o sector petrolífero. No primeiro trimestre deste ano, registou-se uma queda de cerca de 27 por cento das receitas.

José de Lima Massano lembrou que o país registou também um recuo na captação de receitas no sector diamantífero no primeiro trimestre, com uma quota de cerca de 3 por cento nas exportações.

Ainda assim, os bancos comerciais em virtude da compra ao BNA nas sessões de leilão, e as que passaram a fazer directamente ao sector petrolífero, colocaram neste primeiro trimestre cerca de 3 mil milhões de dólares no mercado cambial dos quais quase 50 por cento foi destinado para mercadorias.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política