Cultura

José Luís Mendonça no Festival de Literatura-Mundo do Sal

O escritor José Luís Mendonça participa no Festival de Literatura-Mundo do Sal “FLMSal”, que decorre de 8 a 11 de Junho, na Ilha do Sal, em Cabo Verde, organizado pela Rosa de Porcelana Editora. Evento de periodicidade anual, nesta edição foram convidados cerca de 30 personalidades do circuito literário oriundas de diferentes pontos do mundo, sob curadoria científica da professora Inocência Mata.

02/06/2023  Última atualização 10H20
Poeta angolano José Luís Mendonça será um dos prelectores © Fotografia por: DR

À semelhança dos anos anteriores, escritores, editores, tradutores, professores, investigadores e leitores interessados, de várias paragens do mundo, participam, durante quatro dias, de diferentes painéis de apresentação e mesas de trabalho sobre os fazeres literários definidos como Literatura-Mundo, para além de diálogo entre os participantes.

Márcia Souto, da Rosa de Porcelana Editora, organizadora do evento, avançou, numa comunicação enviada à Inforpress, que, além de escritores e professores cabo-verdianos, chegam ao convívio científico-literário desta V edição escritores estrangeiros vindos nomeadamente da Alemanha, Angola, Brasil, Itália, Portugal e São Tomé e Príncipe, participando uma média de 31 homens e mulheres de letras, sendo 14 escritores cabo-verdianos e 17 estrangeiros.

Quanto aos objectivos desta edição, acentua que o espaço Literatura-Mundo do Sal tem como propósito ajudar a consolidar a Ilha do Sal como centralidade literária em Cabo Verde e inscrevê-la como ilha literária reconhecida internacionalmente, promovendo a reflexão e o debate sobre o tema da literatura-mundo, discutir o alargamento dos cânones literários face aos plurais e diversos afazeres literários internacionais.

A abertura da edição 2023 do Festival deverá ser presidida pelo Chefe de Estado de Cabo Verde, José Maria Neves, com actividades repartidas entre o auditório do Hotel Belorizonte, sessão de leituras nas Salinas de Pedra de Lume, visitas de escritores ao Complexo Educativo Manuel António Martins, ao Colégio Letrinhas e à Escola Básica e Secundária Olavo Moniz.

O evento contará com uma conferência inicial sobre o tema "Literatura-Mundo”, três sessões científicas (Momentos Científicos), três sessões de diálogos temáticos (Reflexões e Debates), exposição e doação de livros à Biblioteca Municipal do Sal, leituras diversas e encontros com estudantes das escolas básicas e secundárias da ilha.

O FLMSal realiza ainda algumas actividades de extensão este ano, a começar por Cabo Verde, numa parceria com a Santiago e a Câmara Municipal da Praia, em que alguns convidados do festival estarão na Assomada e Praia para abordar a temática "literatura-mundo”.

Homenagem a Dulce Duarte e Antonio Tabuchi

A escolha dos homenageados deste ano recaiu sobre a linguista cabo-verdiana Dulce Almada Duarte (1933-2019) e ao escritor italiano Antonio Tabucchi (1943 – 2012). O tributo conta com sessões de elogio a Dulce Almada Duarte nas vozes de Adelaide Monteiro, Amália Lopes e Filinto Elísio, e a Antonio Tabuchi por Clara Silva, Luca Fazzini, Marco Piazza e Roberto Francavilla.

De destacar, também, a participação de estudantes na programação do evento, com percurso literário e trabalhos sobre a linguista Dulce Almada Duarte.

A novidade do FLMSal 2023 é a criação do prémio "LHANA” de Literatura para premiar a prosa literária, cujo vencedor será anunciado na sessão de encerramento, que deverá ser presidida pelo ministro do Turismo e dos Transportes de Cabo Verde, Carlos Santos.

O FLMSal, projeto criado por Filinto Elísio, José Luís Peixoto, Márcia Souto e Patrícia Pinto, teve a sua primeira edição em 2017, com homenagens ao poeta cabo-verdiano Corsino Fortes e ao escritor português José Saramago, com uma extensão do evento no Brasil, numa parceria com o Fórum das Letras de Ouro Preto.

Na segunda edição, em 2018, as homenagens foram para o poeta cabo-verdiano Mário Fonseca e o escritor argentino Jorge Luiz Borges, contando com uma extensão em Portugal, numa parceria com a Casa Fernando Pessoa.

A terceira edição, em 2019, homenageou a prosadora cabo-verdiana Orlanda Amarílis e o poeta alemão Goethe, e realizou um tributo ao escritor Oswaldo Osório, tendo o evento uma extensão em Portugal, numa parceria com o FOLIO – Festival Literário Internacional de Óbidos.

A quarta edição, em 2022, rendeu homenagem ao poeta cabo-verdiano João Vário e ao tradicionalista maliano Amadou Hampâté Bâ, e realizou uma extensão na cidade da Praia, em parceria com a Universidade de Cabo Verde, e em Itália, nas cidades de Roma, Florença e Milão, em parceria com a Universidade Roma Tre, Universidade de Florença e Uni- versidade de Milão.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura