Cultura

José Luís Mendonça é o escritor do mês

O escritor José Luís Mendonça é o escritor do mês, no Camões - Centro Cultural Português, em Luanda, e apresenta hoje, às 18h00, no mesmo espaço cultural, o livro “As Metamorfoses do Elefante”

28/11/2023  Última atualização 10H55
© Fotografia por: DR

"As Metamorfoses do Elefante” começa com a propagação de uma estranha pandemia: um surto de riso a que as autoridades chamam surriso. Em simultâneo com essa insólita pandemia, o autor José Luís Mendonça, oferece-nos uma prodigiosa efabulação da história da Angola pós-colonial.

Por essa história, deambula um bestiário magnífico de camaleões, hienas, uma vaca de fogo preto, cabras voadoras, um falcão de asas redondas e um elefante que, com rostos diferentes, representa o poder, num país moldado pela vendeta do 27 de Maio de 1977, cuja herança maior é uma repressão política desumana.

"As Metamorfoses do Elefante” é uma preciosidade literária: lendas, sonhos, pesadelos, metáforas e um uso criativo da linguagem que evocam a arte de Mia Couto.

José Luís Mendonça, escritor e jornalista, ensina Língua Portuguesa na Faculdade de Ciências Sociais da Universidade Agostinho Neto. Publicou várias obras de poesia e prosa, tendo-lhe sido outorgado, em 2015, o Prémio Nacional de Cultura e Artes na categoria de Literatura. Venceu o Prémio SADC de Jornalismo, na categoria de Imprensa, em 2021. Dedica esforços na zona do activismo cultural pelo fomento do livro e da leitura.

José Luís Mendonça nasceu no Golungo Alto (Cuanza Norte) e aparece no universo das letras com "Chuva Novembrina”, com a qual venceu, em 1981, o prémio Sagrada Esperança, atribuído pelo extinto Instituto Nacional do Livro e do Disco (INALD), afecto ao Ministério da Cultura.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura