O ministro dos Recursos Minerais Petróleo e Gás, Diamantino Azevedo, afirmou aos jornalistas, esta segunda-feira, que o foco de Angola na participação da feira internacional de Minas, Mining INDABA, em Cape Town, na África do Sul é de “promover os minerais que são necessários para a transição energética”.
No dia 8 de Fevereiro, Angola e Espanha vão ter um encontro de negócios, no âmbito da visita de Estado do Rei Filipe VI, em Luanda, com a presença dos mais altos dignatários e a representação de empresas e instituições de ambos países.
O governador do Banco Nacional de Angola (BNA), José de Lima Massano, proposto pelo Presidente da República como candidato para os próximos seis anos, foi ouvido, terça-feira, pelos deputados à Assembleia Nacional, durante mais de duas horas.
Na ocasião, José de Lima Massano prometeu continuar a trabalhar para o alcance da resiliência do sistema financeiro angolano, bem como para a estabilidade de preços, augurando uma economia mais competitiva e sólida.
O governador do BNA, apontou, igualmente, como meta a redução da inflação de 15% para valores próximos de 6 por cento, conforme recomenda a SADC, de acordo com uma informação publicada no site da Assembleia Nacional.
Apesar de garantir que o BNA dispõe de reservas internacionais líquidas avaliadas em cerca de 13,5 mil milhões de dólares, com uma cobertura de importações para cerca de 07 meses, alertou para a existência de elevados gastos com a importação de produtos que poderão ser produzidos internamente, como óleo de palma, feijão, o arroz, coxas de frango, entre outros.
Esclareceu igualmente que a recente depreciação do Kwanza, face ao dólar e ao euro, tem a ver com o recuo verificado a nível das importações de petróleo, que caiu em mais de 16 %, o que teve impacto significativo na oferta de divisas, sendo que a procura não fez qualquer tipo de cedências.
As Comissões de Economia e Finanças (5ªCTE) e dos Assuntos Constitucionais e Jurídicos (1ª CTE) procederam à votação do Relatório Parecer Conjunto da Audição Prévia do Candidato a Governador do Banco Nacional de Angola, com 24 votos a favor, 14 abstenções e nenhum voto contra.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginOs acordos entre Angola e a Zâmbia no domínio rodoviário e ferroviário, que prevêem a construção de um ramal a partir do Caminho-de-Ferro de Benguela (CFB) até à Zâmbia, assinalam uma nova era para o sector empresarial na província do Moxico.
A privatização da empresa de Transportes Colectivos e Urbanos de Luanda – TCUL E.P continua na agenda do Estado, mas com a necessidade de se concluir o processo de saneamento económico-financeiro, e também da reestruturação ainda em curso.
A actual perspectiva do crescimento do segmento industrial em Angola é suportada pela existência de mais 170 projectos estruturantes concretos, em diferentes fases de desenvolvimento, que garantem a concretização da meta de 25 por cento das necessidades de electricidade com origem na indústria.
O ministro da Indústria e Comércio Victor Fernandes disse, esta sexta-feira, no encerramento do 1º Fórum Nacional, que as decisões saídas deste encontro deverão servir de matéria de abordagem permanente quer interna assim como nos encontros com outros departamentos ministeriais e parceiros externos.
Subiu para 3.600 o número de vítimas mortais, do terramoto de magnitude 7,8 na escala de Richter, registado na Turquia, perto da fronteira com a Síria, de acordo com os mais recentes relatórios provisórios, divulgados, na noite desta segunda-feira, pela Presidência de Gestão de Emergências e Desastres (AFAD) da Turquia.