Sociedade

Jornalistas angolanos vencem prémio SADC de Jornalismo

JA Online

Angola conquistou, esta quarta-feira, dois primeiros lugares (categorias de Rádio e Televisão) e um segundo lugar (Imprensa) do Prémio SADC de Jornalismo Edição 2022.

17/08/2022  Última atualização 16H13
© Fotografia por: DR | Arquivo

O facto foi anunciado em Kinshasa, República Democrática do Congo (RDC), durante a 42ª Cimeira de Chefes de Estado e de Governo da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), que decorre 17 a 18 do corrente mês, com a participação de uma delegação angolana chefiada pelo ministro das Relações Exteriores, Téte António, que representa o Presidente da República, João Lourenço.

 

Nas categorias de Rádio e Televisão, Angola venceu a concorrência, conquistando o primeiro lugar, com trabalhos apresentados a concurso pelos jornalistas Aristides Kito (da Rádio Nacional de Angola-RNA Cuando Cubango) e Cândido Calombe (da Televisão Pública de Angola-TPA Zaire), respectivamente.

 

Em Rádio, categoria em que estiveram em disputa quatro propostas, o trabalho angolano, com o título "Impacto da praga de gafanhotos na segurança alimentar da SADC”, enquanto em Televisão, onde perfilavam cinco concorrentes para a vitória, o trabalho vencedor tem como título "Importância do Rio Zaire na SADC”.

 

No que toca à categoria de Imprensa, o concorrente de Angola, Jaquelino Figueiredo, do Jornal de Angola, apresentou o trabalho intitulado "Comércio transfronteiriço entre Angola e RDC – Uma rota comercial procurada mas que precisa remover obstáculos”, que trata da rota comercial na fronteira entre Angola e o Congo Democrático, ambos países membros da SADC.

 

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade