Política

Jornalistas analisam matérias eleitorais

Tatiana Marta | Huambo

Jornalistas de órgãos da Comunicação Social públicos e privados beneficiaram, este sábado, no Huambo, de uma formação em matérias ligadas ao Estado Democrático e de Direito, Direito Político Eleitoral, o Papel do Jornalista no Processo Eleitoral e o Contencioso Eleitoral e as suas fases.

22/05/2022  Última atualização 12H50
© Fotografia por: DR

A directora da ADRA (Angolana Antena Huambo), Cidália Gomes, disse que, durante o ciclo formativo, os participantes tomaram contacto, igualmente, com matérias ligadas ao papel do Tribunal Constitucional, a Lei Eleitoral e as irregularidades eleitorais.

A acção de formação, promovida pela ADRA, em parceria com o Sindicato dos Jornalistas Angolanos (SJA), enquadra-se no processo de realização das próximas eleições gerais. A directora da ADRA (Angolana Antena Huambo), Cidália Gomes, frisou que o seminário, além de estar focado no ambiente eleitoral, teve, também, uma perspectiva sobre direitos humanos, no domínio político e eleitoral.

Cidália Gomes realçou que a acção decorre da implementação do projecto "Essumbilo"  (Respeito, em português), levada a cabo pela ADRA, para acompanhar a concretização do 5º pleito eleitoral. De acordo com a responsável da ADRA, quanto mais os jornalistas dominarem os principais instrumentos de direitos humanos, maiores facilidades terão em servir os cidadãos no processo eleitoral.

O facilitador António Ventura destacou, na ocasião, ser fundamental que os cidadãos conheçam o Direito Político Eleitoral, o Estado de Direito e Democrático. Ventura explicou, por outro lado, que  a participação do processo eleitoral constitui um direito dos cidadãos e, para tal, é importante que estejam devidamente informados sobre o mesmo.

A secretária adjunta do Sindicato dos Jornalistas Angolanos (SJA) no Huambo, Cristina Raimundo, apelou à classe a aprimorar os conhecimentos para os desafios que se impõem à luz do processo eleitoral.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política