Sociedade

Jornal de Angola e dos Desportos têm novos directores

Alberto Quiluta

Jornalista

O jornalista José Bule é, desde terça-feira, o novo director de Conteúdos da Edições Novembro em acumulação com o cargo de director executivo do Jornal de Angola , principal título da Edições Novembro E.P., em substituição de Altino Matos.

31/05/2023  Última atualização 08H43
Drummond Jaime, PCA da Edições Novembro, exortou os empossados a trabalharem em equipa e de forma coesa © Fotografia por: Alberto Pedro | Edições Novembro

José Bule tomou posse, ontem, numa cerimónia realizada nas instalações da Edições Novembro, dirigida pelo presidente do Conselho de Administração, Drumond Jaime.

Drummond Jaime disse que "nós traçámos metas dos vários sectores da Edições Novembro e algumas não foram executadas dentro do prazo. Naturalmente, tivemos que efectuar algumas mudanças, de modo a dar mais dinâmica aos sectores em causa”.

Sobre a Área de Conteúdos, o gestor afirmou que espera por um trabalho conjunto e coeso para resgatar o grau de organização e dinâmica que a empresa já tinha alcançado.

O director executivo do Jornal de Angola, José Bule, garantiu trabalhar para  melhorar, tendo revelado os dois eixos que vai privilegiar, nomeadamente,  "mais entrevistas e boas reportagens, segundo as orientações do Conselho de Administração”.

"Vamos centrar-nos nos dois principais géneros, nomeadamente em entrevistas e reportagens, para irmos atrás dos problemas do momento, no sentido de encontrar as respostas para o grande público leitor, de modo a melhorarmos, também, as vendas, porque nós produzimos bons conteúdos”, disse José Bule.

 

Outras nomeações

A Direcção Provincial da Edições Novembro, na província do Uíge, tem, igualmente, um novo responsável, António Capitão, que substitui no cargo Silvino Fortunato.

 A par desses respon-sáveis, ontem, tomaram, igualmente, posse Alberto Pegado, no cargo de director de Intercâmbio, e Honorato Carlos Silva, director do Jornal dos Desportos.

Luís do Rosário Cid Baptista foi empossado no cargo de director de Acompanhamento às Províncias, Distribuição e Gestão dos Centros Gráficos, Paulo Mendes de Carvalho, Editor do Copy Desk, Pedro Narciso da Cunha Manuel, Editor da Página de Economia, Mário Dias Paulo, consultor do PCA para a Área do Património, Salvador Escórcio da Silva, consultor do PCA para a Área de Arte e Paginação, Edilvado Soares Francisco dos Santos, chefe do Departamento de Gestão da Frota Automóvel, Bruno Ricardo Campos Pimentel, chefe do Departamento dos Serviços e Armazéns, Martinho António Bernardo, chefe do Departamento de Electricidade e Electrónica, Nelson Mandela Pascoal, chefe do Departamento de Assessoria Jurídica e Contencioso, António José, chefe do Departamento de Manutenção, Gerson Jeremias da Silva Cumbi, chefe de sector de Manutenção, e Roque René Bonifácio e Silva, para o cargo de subeditor.

 

Recomendações do PCA

Drumond Jaime defendeu a contínua coordenação e preparação prévia dos conteúdos, por via de reuniões de pauta, em que são sempre indispensáveis a participação de todos para a busca dos melhores resultados. "As reuniões de pauta são fundamentais para traçar as linhas e estratégias diárias, semanais, quinzenais e mensais dos títulos”.

O presidente do Conselho de Administração pediu às direcções provinciais a trabalhar mais sobre reportagens, para dar a conhecer a realidade do país, com as construções e reconstrução de algumas grandes infra-estruturas.

O PCA frisou que, não obstante as orientações baixadas, as reportagens, entrevistas e outras matérias de interesse público não reflectem, ainda, em termos significativos, o que acontece em todo o país.

 "Para o Jornal dos Desportos, espero que seja um título mais abrangente, que reflicta a sua natureza especializada e que consiga harmonizar a equipa. Para o Online, ele vai contar com uma área de Multimédia para  dinamizar o sector”, explicou Drumond Jaime.

 O PCA assegurou que, dentro em breve, será realizado o registo dos vários edifícios que compõem a instituição, um processo que deverá envolver a localização, registo e legalização do património existente.

Para a área de Intercâmbio, o responsável garantiu, para breve, a assinatura de mais acordos com várias instituições e pediu mais diálogo entre as diferentes áreas, com destaque para a Área dos Transportes.

 

Jornal dos Desportos

Por seu turno, o novo director do Jornal dos Desportos, Honorato  Silva, agradeceu a confiança do Conselho de Administração e dos colegas dos vários títulos da empresa. "Embora tenha mais tempo de Jornalismo no Jornal de Angola, a minha grande academia é o Jornal dos Desportos. Aqui curvo-me à memória de António Ferreira "Aleluia”, o grande mentor do projecto”, fez saber.

 Com esperança no êxito da missão, apoiado num trabalho de equipa, sublinhou que chegou o momento de retribuir o muito que recebeu da empresa, em termos de formação, para que o título especializado possa recuperar a sua pujança neste segmento da comunicação social.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade