Sociedade

Jogador mais antigo do Interclube quer abraçar o mundo empresarial

Kátia Ramos

Jornalista

De nome completo António Lucas Justo, 31 anos de idade, Paty nasceu na cidade do Lobito, província de Benguela, e é actualmente o jogador mais antigo do Interclube, onde está há mais de uma década. É casado com Neuma Justo e desta relação nasceram três filhos de 14, 10 e sete anos de idade.

29/01/2023  Última atualização 18H15
© Fotografia por: Edições Novembro

O médio ofensivo é detentor de vários prémios, que o enchem de orgulho. Com um discurso de humildade, mantém a força de vontade de fazer o melhor para o seu clube de eleição até a sua aposentação.

Não consta dos seus planos abraçar a carreira de treinador; antes, pretende abraçar o ramo empresarial, onde já deu os primeiros passos, sendo proprietário de uma creche. Quer avançar no mundo empresarial com a montagem de lojas de roupa masculina, inspirada nos seus próprios gostos.

Paty é um jovem persistente que acredita no trabalho desenvolvido pelo presidente do clube, Alexandre Canelas, que tudo tem feito para implementar estratégias que abrangem todas as áreas do clube.

O gosto pelo desporto surgiu-lhe ainda aos seis anos de idade, visto que o pai era atleta da Académica do Lobito, bem como o irmão mais velho. Sem opção, dada as actividades laborais diárias dos progenitores, tinha de ir ao treino com o irmão que jogava futebol.

 

Sonho tornado realidade

Paty, que jogava na Académica do Lobito, viu o sonho tornar-se realidade em 2009, por intermédio de um convite do ex-presidente do Interclube, Alves Simões, que viu o seu desempenho em campo e o escolheu. Lembra que o então presidente tinha ido ao Lobito para contratar um outro jogador.

Recorda, com entusiasmo, que quando chegou a Luanda, o seu desempenho em campo não foi o esperado, porque teve algumas dificuldades de adaptação. Mas no ano seguinte tornou-se campeão nacional, com muitos golos na contagem e participou em todos os jogos a nível nacional. Assim, 2010 é considerado pelo jogador como sendo o ano da realização de um sonho, pelo facto de estar longe dos seus familiares e dar asas à sua paixão num clube com a dimensão do Inter.

Conta que quando saiu da Académica do Lobito, ouviu várias pessoas a desencorajá-lo, reforçando a sua vontade de vencer, razão pela qual sempre apostou em fazer bem o seu trabalho. Considera que ser campeão nacional de um dos maiores clubes do país, no segundo ano da sua presença na equipa, foi uma das chaves para o sucesso.

Muitos que não acreditavam nas suas capacidades, quando era mais pequeno, são os mesmos que hoje, 14 anos depois, ligam a felicitá-lo por ser o orgulho da terra natal, o Lobito.

A grande inspiração

Paty considera o jogador da Académica do Lobito Lucas Huango uma grande inspiração, pela sua maneira de jogar. "Ele fazia maravilhas com a bola”, sublinha. "Antes, eu era apenas um apanha bola, com o passar do tempo pude jogar com ele. Só eu sei a responsabilidade de direccionar a bola com a minha estrela em campo”, lembra.

Questionado da razão de não ter o pai ou irmão como referência, justifica que Lucas Huango era um jogador tecnicamente forte que sabia entregar-se ao jogo, a mesma situação que o caracteriza hoje. Além de bom jogador, Paty procura revelar o seu carácter em campo. Gosta de chutar, apoiar os colegas em campo e não apela para a competitividade, mas para a persistência e a coragem.

Cuidado pelos mais novos

O jogador mais antigo do Interclube diz que o futebol tem as suas maravilhas mas dá um tempo muito curto para aproveitar. O facto de chegar aos 16 anos no Inter dá-lhe, hoje, uma responsabilidade de cuidar dos novos, pelo facto de ser o único da sua geração a permanecer no clube. "Hoje tenho a nobre missão de não permitir aos meus colegas cometerem os erros que cometi no passado”.

Diz que um jogador regrado tem 18 anos para aproveitar a modalidade, mas a maior parte dos jogadores tem apenas 15 anos de campo. "Sou uma pessoa muito persistente e não desisto facilmente das coisas e sempre dei o meu máximo ao futebol”.

Paty garante que o seu clube de eleição nunca o deixou mal, tanto é que hoje é o jogador mais antigo.

"Quando me aposentar vou cuidar da minha família, situação que não tenho feito devido à dinâmica do meu trabalho, viagens e treinos e que não me permite aproveitar o tempo com a família. Findo o contrato, vou dedicar-me aos meus”, garante.

Na sua opinião, o desporto nacional precisa de melhorias em todos os aspectos. Considera louvável ver jogadores angolanos em equipas internacionais, mas acha "inadmissível em pleno século XXI, ver a desistência de uma equipa no campeonato nacional e jogadores mal remunerados”. "É triste ver atletas sem direcção. O futebol precisa de estar bem organizado para regressarmos à ribalta do futebol mundial”, disse.


Na hora da saída
Tranquilo e de cabeça erguida

O campeão pelo Interclube disse que sai de cabeça erguida e tranquilo. Considera que o novo atacante Juninho está preparado para levar o clube a bom porto. Tem apreciado a sua desenvoltura nos treinos e em campo. "O jovem está muito bem, com várias qualidades e muito potencial. Ele só precisa acreditar em si e trabalhar muito o lado profissional para poder atingir voos altos”, sublinhou.

Paty recorda que sempre teve o sonho de jogar na Europa, infelizmente, o tempo não lhe permite. "Já estou com 31 anos de idade, mas continuo a sonhar. Aconselho a nova e promissora geração do futebol angolano, que é muito jovem. Muitos estão na faixa etária dos 22 aos 24 anos de idade, devem apostar fortemente na sua carreira de forma a atingirem os seus sonhos”, disse.

"Para ser uma águia, sempre contei com o apoio da minha família. Minha esposa muito tem feito em prol da família, ela segura as pontas quando tenho de viajar e cuida da família. Agora é a minha vez. Sempre serei grato ao meu clube e espero vê-lo campeão nacional. Este é o meu desejo”, concluiu.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade