Mundo

Joe Biden deu ordem para abater balão chinês

O Presidente dos EUA, Joe Biden, assume que deu a ordem para aviões caças da Força Aérea abaterem, este sábado, o alegado balão espião chinês que sobrevoava o território norte-americano desde terça-feira.

05/02/2023  Última atualização 07H58
© Fotografia por: DR

De acordo com fontes militares, está em curso uma operação para recuperar os destroços do balão abatido sobre as águas da costa Leste dos Estados Unidos, quando voava a 60.000 pés.

O balão foi abatido por aviões caças da Força Aérea, segundo fontes militares. "Eles abateram (o balão) com sucesso e quero elogiar os nossos pilotos que o fizeram”, disse Biden, agradecendo à Força Aérea.

Também o secretário da Defesa norte-americano, Lloyd Austin, confirmou o abate do aparelho chinês, considerando que a operação da Força Aérea foi um sucesso.

Em comunicado, Austin esclareceu que o dispositivo "que foi usado pela República Popular da China na tentativa de monitorar locais estratégicos no território continental dos Estados Unidos” foi abatido por dois aviões caças sobre as águas do Atlântico, frente à costa da Carolina do Sul.

Ao longo do dia, fontes governamentais já tinham admitido a possibilidade de o balão ser abatido e o tráfego aéreo já tinha sido restringido em três aeroportos do Sudeste dos Estados Unidos.

Os ‘media’ norte-americanos estão a citar fontes que relatam terem visto o balão a ser abatido, depois de vários aviões caças sobrevoarem a área onde se encontrava, na costa Leste, tendo sido "atingido por um míssil ou dispositivo semelhante”.

Inicialmente, o Pentágono (Departamento da Defesa norte-americano) recomendou que nenhuma acção fosse tomada contra o balão, por questões de segurança, alegando que os destroços poderiam cair sobre a população. Logo que o balão sobrevoou, o Oceano Atlântico, foi abatido.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo