A França é a favor da fixação de um "preço máximo do petróleo" ao nível dos "países produtores" para contrariar o aumento dos preços causado pela guerra na Ucrânia, disse hoje a presidência francesa, à margem da cimeira do G7.
Pelo menos 16 chefes de Estado, incluindo os de Angola, França, Noruega, Colômbia, Líbia e Mónaco, e nove chefes de Governo, dos vários continentes, vão intervir na conferência das Nações Unidas sobre os Oceanos, na próxima semana em Lisboa.
João Rendeiro foi encontrado morto dentro da cela na prisão de Westville, em Durban, onde estava detido na África do Sul, avança, esta sexta-feira, a CNN Portugal. As circunstâncias da morte do ex-banqueiro, de 69 anos, que partilhava uma cela de 80 metros quadrados com cerca de outros 50 reclusos ainda estão a ser investigadas.
Recorde-se que, foi detido em 11 de Dezembro na cidade de Durban, após quase três meses fugido à justiça portuguesa, João Rendeiro foi presente ao juiz Rajesh Parshotam, do tribunal de Verulam, que lhe decretou em 17 de Dezembro a medida de coação mais gravosa, colocando-o em prisão preventiva em Westville. Aguardava, agora, a decisão sobre o processo de extradição para Portugal ia ser decidida em Tribunal numa sessão marcada para 13 de Junho.
O ex-banqueiro foi condenado em três processos distintos relacionados com o colapso do BPP, tendo o tribunal dado como provado que retirou do banco 13,61 milhões de euros. Das três condenações, apenas uma já transitou em julgado e não admite mais recursos, com João Rendeiro a ter de cumprir uma pena de prisão efectiva de cinco anos e oito meses.
João Rendeiro foi ainda condenado a 10 anos de prisão num segundo processo e a mais três anos e seis meses num terceiro processo, sendo que estas duas sentenças ainda não transitaram em julgado.
O colapso do BPP, em 2010, lesou milhares de clientes e causou perdas de centenas de milhões de euros ao Estado. O BPP originou vários processos judiciais, envolvendo burla qualificada, falsificação de documentos e falsidade informática, bem como processos relacionados com multas aplicadas pelas autoridades de supervisão bancária.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginO Vice-Presidente do Malawi, Saulos Chilima, rejeitou, este sábado, as acusações feitas contra si pelo Gabinete Anti-corrupção, que levaram o Presidente Lazarus Chakwera a retirar-lhe todos os poderes, devido à impossibilidade legal de o demitir.
O Presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa, defendeu, sexta-feira, no discurso na cimeira dos BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) mudanças na ordem internacional, cujos “fracassos” foram “expostos pelo conflito na Ucrânia”.
O Serviço Nacional de Migração moçambicano pretende requalificar, até final do ano, quatro postos de fronteira com a Tanzânia, em Cabo Delgado, região sob conflito armado no Norte do país, disse, sexta-feira, à Lusa fonte do organismo.
A agência de notação financeira Standard & Poor's considerou neste sábado que os países da África subsaarianos enfrentam várias dificuldades para voltar ao crescimento registado antes da pandemia, notando um panorama mais positivo para os exportadores de petróleo.
A França é a favor da fixação de um "preço máximo do petróleo" ao nível dos "países produtores" para contrariar o aumento dos preços causado pela guerra na Ucrânia, disse hoje a presidência francesa, à margem da cimeira do G7.
Em Junho de 1976, sete meses volvidos sobre a proclamação da Independência Nacional, o Conselho da Revolução põe fim à crise na empresa, promulgando a Lei n.º 51/76, que nacionaliza, em favor do Estado angolano, a antiga empresa privada portuguesa e, em seu lugar, cria a Edições Novembro - EP, proprietária e editora do “Jornal de Angola”
O Chefe de Estado, João Lourenço, é aguardado, hoje, em Lisboa, Portugal, para participar, segunda-feira, na II Conferência das Nações Unidas sobre os Oceanos, que vai discutir o futuro da designada economia azul, com a perspectiva de recuperar a sustentabilidade, que está refém do impacto negativo das acções humanas.
Com o triunfo por 31-18, diante da Lituânia, Angola garantiu, ontem, presença na fase seguinte da 23ª edição do Campeonato do Mundo júnior feminino de andebol, que se disputa até 3 de Julho na Eslovénia, com a participação de 32 selecções.
A consultora Fitch Solutions reviu, ontem, em ligeira baixa a previsão de crescimento da economia angolana, de 3,8 para 3,5 por cento este ano, acima das projecções do Governo, que estima uma expansão do Produto Interno Bruto (PIB) de 2,7 por cento no cômputo do ano.
A Refriango formalizou, este sábado, a parceria com a Coca-Cola, através da qual vai produzir, engarrafar e distribuir os produtos da multinacional americana em Angola, num investimento de 28 milhões de euros e que vai gerar 300 empregos.