O jogador do Al Nassr, Cristiano Ronaldo, foi titular no empate (2-2), referente à 15.ª jornada da Liga Saudita, contra o Al Fateh e estreou-se a marcar aos 90+2 de penálti.
O Mestre FIDE Internacional, Eugénio Campos venceu o representante local, Luka Bulatovic, na última quinta feira, na quarta jornada da paralímpiada de Xadrez, que decorre, em Belgrado, na Sérvia, desde o dia 29 de Janeiro até domingo, com mais de 100 participantes e 33 países representados.
O director do Centro Nacional de Medicina do Desporto (CENAMED), João Mulima, mostrou-se ontem, desapontado com o oficial médico do Conselho das Associações de Futebol da África Austral (COSAFA), devido à inelegibilidade de um atleta da Selecção Nacional Sub-17, após a realização na terça-feira passada do teste de ressonância magnética (MRI) na capital do Malawi, Lilongwe.
João Mulima acredita que o método foi premeditado pelo oficial médico da COSAFA para a exclusão do combinado nacional na competição.
"O processo foi de tal forma, criado em Lilongwe, que a missão angolana não recebeu nenhuma notificação da organização. A COSAFA comunicou apenas a CAF e, esta por sua vez deu a conhecer a FAF. Foi a federação que nos informou na quinta-feira sobre o assunto antes do jogo no dia seguinte com a similar da Namíbia”, esclareceu o médico.
O coordenador para a área médica da missão desportiva nacional disse que solicitou uma reavaliação independente, mas foi recusada pelo oficial médico da COSAFA.
"Pedimos o contraditório, porque não concordamos com o resultado do exame apresentado do atleta. Queríamos fazer a verificação das imagens feitas em Luanda e as realizadas em Lilongwe”, reiterou, acrescentando que os médicos sul-africanos alegam que o jogador teve um crescimento acelerado.
"Recusaram o contraditório do exame de reavaliação de um avaliador independente. Todos estes pressupostos fazem perceber que havia outras estratégias para a exclusão de Angola no torneio. Um critério subjectivo foi criado pela Comissão Médica da COSAFA”, alertou.
Em Luanda, o teste do MRI foi executado a 16 de Novembro e na capital do Malawi efectuou-se no dia 29 do mesmo mês. Em Lilongwe, o exame de MRI realizou-se sob o olhar atento do médico desportivo, Thulani Ngwenya (membro da Comissão Médica da CAF e oficial médico da COSAFA.
Esta edição do torneio dos AUSC qualifica o primeiro e o segundo classificado, para a fase final do Campeonato Africano das Nações (CAN), em Abril de 2023, na Argélia.
A Selecção Nacional Sub-17 é a actual campeã do torneio de futebol dos Jogos da Juventude, mercê do triunfo no dia 8 de Dezembro de 2020, diante da Zâmbia, por 2-1, em jogo da final, disputado no Estádio Setsotso, na cidade de Maseru, Lesotho.
Eusébio bisou para o combinado nacional e Zimba marcou o golo zambiano.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginA eliminação da Selecção Nacional no Campeonato Africano das Nações reservado a jogadores a actuar nas ligas internas (CHAN) ficou para trás. Esta sexta-feira, Pedro Gonçalves deu a entender que o chip já mudou e que agora é tempo de encarar a qualificação ao Campeonato Africano das Nações (CAN) para a Côte d'Ivoire, em 2024, como o grande objectivo.
Teve início, na quarta-feira, mais uma edição do Mundial de Clubes, que decorre de 1 a 11 de Fevereiro, em Marrocos. A competição conta com sete equipas, incluindo o Flamengo (detentor da Libertadores), o Real Madrid (detentor da Liga dos Campeões) e o Wydad Casablanca (detentor da Liga dos Campeões Africanos e representante do país sede).
A privatização da empresa de Transportes Colectivos e Urbanos de Luanda – TCUL E.P continua na agenda do Estado, mas com a necessidade de se concluir o processo de saneamento económico-financeiro, e também da reestruturação ainda em curso.
Um total de 1.300 casos de cancro são diagnosticados, anualmente, em Angola, de acordo com os dados do Instituto Angolano e Controlo do Cancro (IACC), divulgados, ontem, por ocasião do Dia Mundial de Luta Contra o Cancro.
A actual perspectiva do crescimento do segmento industrial em Angola é suportada pela existência de mais 170 projectos estruturantes concretos, em diferentes fases de desenvolvimento, que garantem a concretização da meta de 25 por cento das necessidades de electricidade com origem na indústria.
O Papa Francisco pediu, este sábado, aos dirigentes do Sudão do Sul “um novo avanço” a favor da paz no território dividido por lutas de poder e pobreza extrema, no âmbito da visita que está a realizar ao país.
A missão de paz da ONU no Mali “não é viável” sem aumentar o número de forças de paz, de acordo com um relatório preliminar, daquela organização, obtido pela AFP, que menciona uma possível retirada de tropas se as principais condições não forem atendidas.
A coordenadora do Comité da Mulher Sindicalizada da União dos Sindicatos do Huambo, Elizabete Katende, pediu à direcção do Instituto Nacional de Segurança Social (INSS) para desenvolver acções que ajudem a assegurar os direitos das empregadas domésticas, em especial as que já estão inscritas no sistema de protecção, com base na Lei Geral do Trabalho.