Cultura

João Melo apresenta colectânea de contos

O escritor angolano, João Melo, apresentou, em Washington, Estados Unidos, a sua obra “Angola is wherever I plant my field”, primeira obra em inglês, lançada no princípio deste ano.

14/03/2023  Última atualização 08H45
João Melo apresenta colectânea de contos © Fotografia por: DR

O livro é a tradução para inglês de uma colectânea de contos escolhidos dos títulos "O serial killer e outros contos risíveis ou talvez não” e  "O dia em que o Pato Donald comeu pela primeira vez a Margarida”, publicados pela Caminho em 2004 e 2006, respectivamente.

A obra foi apresentada em acto que decorreu, na passada quinta-feira, no Instituto Cultural Mexicano, com a presença de várias dezenas de leitores.

"Angola is wherever I plant my field”, igualmente título do último conto da selecção, faz parte do catálogo inaugural da editora Iskanchi Press, criada em 2020 nos Estados Unidos, com o exclusivo propósito de publicar autores africanos, sobretudo de literaturas pouco conhecidas no país.

O editor e escritor nigeriano Kenechi Uzor é o fundador da editora, que está baseada no estado de Utah.

Na ocasião, Uzor salientou que o primeiro livro de João Melo traduzido para o inglês "corresponde exactamente” ao tipo de obras que a Iskanchi Press tenciona publicar nos mercados dos EUA e Canadá, por mostrarem "uma África actual e moderna, com todas as suas complexidades”, longe da visão "folclorizante” da grande maioria dos leitores ocidentais.

João Melo, um dos mais conhecidos autores angolanos, é considerado um mestre do humor e da ironia, assim como um dos criadores do pós-modernismo africano.

O escritor é conhecido pelas suas constantes experiências estruturais e linguísticas, a fim de criar narrativas surpreendentes.

Vencedor do Prémio Nacional da Cultura e Artes de 2009, na categoria de literatura, pelo conjunto da sua obra literária, João Melo é habitualmente publicado em Angola e Portugal, mas tem igualmente livros editados no Brasil, Itália e Cuba.

Tem ainda poemas e contos publicados em várias antologias, revistas e sites literários em inglês, francês, alemão, árabe e mandarim.

Aníbal João da Silva Melo é o nome completo de João Melo nasceu em Luanda em 1955 e estudou Direito em Coimbra e em Luanda.

Licenciou-se em Comunicação Social e fez o mestrado em Comunicação e Cultura no Rio de Janeiro. Dirigiu vários meios de comunicação angolanos, estatais e privados.

Adoptando, sobretudo ironicamente, a temática dos rumos do processo histórico angolano, publicou doze livros de poemas, nomeadamente "Definição” (1985), "Fabulema” (1986), "Poemas Angolanos” (1989), "Tanto Amor” (1989), "Canção do Nosso Tempo” (1991), "O caçador de nuvens” (1993), "Limites e Redundâncias” (1997), "A luz mínima” (2004), "Todas as palavras” (2006), "Autorretrato” (2007), "Novos poemas de amor” (2009) e "Cântico da terra e dos homens”.

A essa obras acrescentam-se à sua produção literária cinco livros de contos, designadamente "Imitação de Sartre & Simone de Beauvoir” (1998), "Filhos da Pátria” (2001), "The Serial Killer e outros contos risíveis ou talvez não”, "O dia em que o Pato Donald comeu a Margarida pela primeira vez” e "O homem que não tira o palito da boca”, assim como um ensaio jornalístico: "Jornalismo e Política” (1991).

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura