Política

João Lourenço rende homenagem ao “Pai da Turquia Moderna”

O Presidente da República, João Lourenço, homenageou, esta terça-feira (27), em Ankara (Turquia), Kamel Ataturk, considerado "Pai da Turquia Moderna", com a deposição de uma coroa de flores no mausoléu em sua honra.

27/07/2021  Última atualização 16H51
Presidente da República, João Lourenço em Ancara, Turquia © Fotografia por: ANGOP

Essa foi a primeira actividade do Chefe de Estado angolano no quadro da sua visita a esse país, onde se encontra desde segunda-feira, a fim de discutir com as autoridades locais estratégias para o reforço da cooperação bilateral. 


Ataturk, chamado Mustafá Kemal Paschá até 1934, é venerado como o criador da Turquia moderna (Ataturk significa, em turco, "Pai da Turquia"). 

Começou a carreira política em 1905, ao fundar uma organização militar secreta, embrião do Movimento dos Jovens Turcos, cuja liderança assumiu em 1908.

Chegou a Presidente da República Turca em 1923 e fez significativas reformas (sistema judicial inspirado nos dos países europeus, monogamia, alfabeto latino, indumentárias ocidentais e restrições religiosas), bem como o estabelecimento de um Estado unitário.

Ainda esta terça-feira, João Lourenço tem previsto um encontro com o seu homólogo turco, Recep Tayyip Erdogan, e vai testemunhar a abertura das conversações oficiais entre delegações dos dois países e a assinatura de vários acordos.

 

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política