Política

João Lourenço realça parceria Angola-EUA como "importante catalisador de mudanças"

JA Online

O Presidente da República, João Lourenço, destacou, domingo, a parceria crescente entre Angola e os Estados Unidos da América como "importante catalisador de mudanças" que se vão operando no país, que contribui paulatina e progressivamente para a criação de condições de vida prósperas para o povo angolano.

21/05/2023  Última atualização 18H41
© Fotografia por: CIPRA

Eis a mensagem na íntegra: 

Presidente da República assinala, em mensagem, trigésimo aniversário do estabelecimento de relações diplomáticas com EUA.

A República de Angola e os EUA assinalam 30 anos de relações diplomáticas e, nesta importante ocasião, expresso em meu nome e no do Executivo Angolano, o nosso apreço pelo estreitamento crescente dos laços que ligam os nossos dois países.

Esta significativa celebração teve a particularidade de ser destacada com palavras inspiradoras do Presidente Joe Biden, em que expressou pontos de vista com os quais partilhamos inteiramente.

Ao assinalar-se três décadas de relações diplomáticas queremos colocar ênfase no facto de se terem vindo a revelar cada vez mais importantes e transformadoras para os nossos respectivos países e povos.

Os nossos valores partilhados e o nosso compromisso com a prosperidade, segurança, inovação, justiça e amizade, é irreversível e, neste contexto, realço os anúncios feitos pelo Presidente Joe Biden na recente Cimeira do G7, em Hiroshima, no Japão, como mais uma evidência da parceria crescente entre os nossos dois países. 

As relações entre os EUA e a República de Angola vêm-se desenvolvendo aos mais diferentes níveis com indícios de uma elevação para patamares cada vez mais altos. 

Nossos dois países são parceiros em circunstâncias iguais, com uma colaboração directa florescente a todos os níveis e em todos os domínios.

Os investimentos significativos em Angola, anunciados pelos Estados Unidos da América em áreas-chave como da tecnologia digital, energia solar e infra-estruturas ferroviárias, assentam sobre entendimentos alcançados entre os nossos países e na crescente parceria também na área da Defesa e Segurança.

Agradeço ao Presidente Biden, aos Republicanos e Democratas no Congresso e no Senado dos EUA e ao povo americano, pelo posicionamento construtivo e pelo espírito de colaboração que hoje define a relação entre os nossos dois países.

A República de Angola vai continuar a desenvolver esforços para fortalecer e aprofundar a todos os níveis as relações político-diplomáticas e cooperação económica com os EUA, na base do respeito, da reciprocidade e das vantagens mútuas para o benefício dos dois países e dos seus povos.

 

 

 

 

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política