O Presidente da República afirmou, segunda-feira, em Saurimo, Lunda-Sul, que a contribuição do sector diamantífero para os cofres do Estado, nos próximos tempos, será bastante grande.
Angola participa no 11º Fórum dos Presidentes dos Supremos Tribunais dos Países e Territórios de Língua Portuguesa, que decorre desde ontem, em Brasília (Brasil), onde já se encontra, desde domingo, o presidente do Tribunal Supremo, Joel Leonardo.
O Presidente da República, João Lourenço, pediu nesta quarta-feira (26), em Luanda, desculpas públicas e perdão às vítimas dos conflitos políticos em Angola, ocorridos a 27 de Maio de 1977
"Viemos juntos das vítimas dos conflitos e dos angolanos no geral pedir humildemente em nome do Estado angolano, as nossas desculpas públicas e o perdão pelo grande mal que foram as execuções sumárias naquele altura e nas naquelas circunstâncias", declarou João Lourenço.
Numa mensagem dirigida à Nação, o Presidente da República disse que o pedido de desculpas e de perdão não se resume em simples palavras.
"Ele reflete o nosso sincero arrependimento e vontade de por fim a angústia que ao longo destes anos as famílias carregam consigo por falta de informação sobre os destino dado aos seus ente queridos", sublinhou o Chefe de Estado.
No entender do Presidente da República, não é hora de se apontar o dedo e procurar culpado, tendo referido que, "importa que cada um assuma as suas responsabilidades na parte que lhe cabe", acrescentou.
O Chefe de Estado informou também que, amanhã, simbolicamente, o Executivo dará início à entrega das primeiras certidões de óbitos aos familiares das vítimas do "27 de Maio".
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginO Chefe de Estado, João Lourenço, considerou, segunda-feira, na Lunda-Sul, que o passo dado por Angola de aderir à chamada Iniciativa de Transparência das Indústrias Extractivas (ITIE) é um acto que "encoraja os investidores".
O chefe da diplomacia angolana, Téte António, chegou, segunda-feira, em Paris, França, para participar da 173.ª Assembleia Geral do Bureau Internacional das Exposições, agendada para terça-feira, 28 do mês corrente.
O director-geral da Acção para o Desenvolvimento Rural e Ambiente (ADRA) disse segunda-feira, em Luanda, que estão em construção nas províncias da Huíla e Cunene, 73 “cisternas calçadão”, para a mitigação dos efeitos da seca.
A juíza-conselheira presidente do Tribunal Constitucional, Laurinda Cardoso, destacou, segunda-feira, em Luanda, a importância de se trabalhar, cada vez mais, no aumento da cultura de denúncia dos casos de violência contra as mulheres e raparigas, para que os responsáveis sejam julgados e condenados.
Deslizamento de terra no troço que liga a localidade da Mobil, no município dos Dembos, no Bengo e a ponte sobre o rio Dange, em Quitexe, no Uíge, ameaça cortar a circulação terrestre entre as duas províncias.
Angola participa no 11º Fórum dos Presidentes dos Supremos Tribunais dos Países e Territórios de Língua Portuguesa, que decorre desde ontem, em Brasília (Brasil), onde já se encontra, desde domingo, o presidente do Tribunal Supremo, Joel Leonardo.