Política

João Lourenço e Antony Blinken abordam situação de paz na RDC

César Esteves

Jornalista

O Presidente da República, João Lourenço, manteve, quarta-feira, uma conversa ao telefone com o secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken, com quem abordou a situação no Leste da República Democrática do Congo (RDC), onde vigora, desde a meia-noite do dia quatro deste mês, um novo cessar-fogo, conseguido pela mediação angolana.

08/08/2024  Última atualização 07H45
© Fotografia por: Foto | CIPRA
João Lourenço e Antony Blinken abordaram, ainda, outras matérias de carácter regional.
No quadro desta temática, arrancou, ontem, em Luanda, a reunião dos peritos de inteligência sobre a situação de segurança e de paz no Leste da República Democrática do Congo, que está a analisar o plano de harmonização acerca da neutralização das Forças Democráticas para a Libertação do Ruanda (FDLR).

A reunião, que termina hoje, está a decorrer à porta fechada, no edifício sede da diplomacia angolana e visa produzir um plano de desengajamento das forças, para além de materializar as decisões da segunda reunião ministerial entre as delegações da RDC e do Rwanda, realizada no dia 30 de Julho deste ano, na capital angolana, que permitiu a entrada em vigor do segundo cessar-fogo naquela região.

Ao intervir no acto, o ministro das Relações Exteriores, Téte António, saudou as duas delegações e os respectivos Governos pela determinação em relançar às bases do diálogo, que objectivam encontrar uma solução consensual e pacífica aos desafios que ainda prevalecem no Leste da RDC, para o benefício das comunidades.

O director da Direcção África e Médio Oriente do Ministério das Relações Exteriores, o embaixador Jorge Cardoso, esclareceu que o plano de neutralização das FDLR tem como objectivo viabilizar e reforçar a observação pelo respeito do cessar-fogo conseguido pela mediação angolana.

Jorge Cardoso fez saber, ainda, que este grupo de peritos tem a responsabilidade de examinar o referido plano de neutralização que resulta de uma proposta apresentada pela RDC, aceite pelo Rwanda e harmonizadas num plano proposto sob mediação angolana.

Angola, continuou, vai reforçar e liderar o mecanismo de supervisão e verificação do cumprimento do cessar-fogo entre a RDC e o Rwanda, para continuar a apoiar os esforços de paz entre os dois países. "

Chefe de Estado felicita homólogo da Côte d’Ivoire

O Presidente da República, João Lourenço, felicitou, ontem, o povo e o Governo da Cote d’Ivoire pela celebração do 64º aniversário da Independência daquele país, africano.

"Nesta data de grande significado para o povo ivoiriense, expresso-lhe o meu renovado apreço pela amizade, solidariedade e simpatia com que me receberam no vosso país, em visita oficial, no mês de Junho último, durante a qual abordámos em profundidade vários aspectos que dão forma e conteúdo às relações bilaterais existentes entre os dois países, disse

O chefe de Estado, João Lourenço, escreveu na mensagem, que as acções perpectivadas vão contribuir para o seu aprofundamento, com resultados recíprocos tangíveis.

Ainda na mesma nota, o Presidente da República, faz votos de que os dois Governos possam encetar, o quanto antes, acções conjuntas que favoreçam a implementação dos entendimentos alcançados entre os respectivos países.

No âmbito do reforço da amizade e cooperação entre a Angola e a Cotê d'Ivoire, os dois Governos assinaram em Abidjan, 14 Acordos, nos mais variados domínios da vida política, diplomática, económica e comercial, tecnológica e sócio-cultural.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política