O Presidente da República, João Lourenço, manteve, quarta-feira, uma conversa ao telefone com o secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken, com quem abordou a situação no Leste da República Democrática do Congo (RDC), onde vigora, desde a meia-noite do dia quatro deste mês, um novo cessar-fogo, conseguido pela mediação angolana.
A reunião, que termina hoje, está a decorrer à porta fechada, no edifício sede da diplomacia angolana e visa produzir um plano de desengajamento das forças, para além de materializar as decisões da segunda reunião ministerial entre as delegações da RDC e do Rwanda, realizada no dia 30 de Julho deste ano, na capital angolana, que permitiu a entrada em vigor do segundo cessar-fogo naquela região.
Ao intervir no acto, o ministro das Relações Exteriores, Téte António, saudou as duas delegações e os respectivos Governos pela determinação em relançar às bases do diálogo, que objectivam encontrar uma solução consensual e pacífica aos desafios que ainda prevalecem no Leste da RDC, para o benefício das comunidades.
O director da Direcção África e Médio Oriente do Ministério das Relações Exteriores, o embaixador Jorge Cardoso, esclareceu que o plano de neutralização das FDLR tem como objectivo viabilizar e reforçar a observação pelo respeito do cessar-fogo conseguido pela mediação angolana.
Jorge Cardoso fez saber, ainda, que este grupo de peritos tem a responsabilidade de examinar o referido plano de neutralização que resulta de uma proposta apresentada pela RDC, aceite pelo Rwanda e harmonizadas num plano proposto sob mediação angolana.
Angola, continuou, vai reforçar e liderar o mecanismo de supervisão e verificação do cumprimento do cessar-fogo entre a RDC e o Rwanda, para continuar a apoiar os esforços de paz entre os dois países. "
Chefe de Estado felicita homólogo da Côte d’Ivoire
O Presidente da República, João Lourenço, felicitou, ontem, o povo e o Governo da Cote d’Ivoire pela celebração do 64º aniversário da Independência daquele país, africano.
"Nesta data de grande significado para o povo ivoiriense, expresso-lhe o meu renovado apreço pela amizade, solidariedade e simpatia com que me receberam no vosso país, em visita oficial, no mês de Junho último, durante a qual abordámos em profundidade vários aspectos que dão forma e conteúdo às relações bilaterais existentes entre os dois países, disse
O chefe de Estado, João Lourenço, escreveu na mensagem, que as acções perpectivadas vão contribuir para o seu aprofundamento, com resultados recíprocos tangíveis.
Ainda na mesma nota, o Presidente da República, faz votos de que os dois Governos possam encetar, o quanto antes, acções conjuntas que favoreçam a implementação dos entendimentos alcançados entre os respectivos países.
No âmbito do reforço da amizade e cooperação entre a Angola e a Cotê d'Ivoire, os dois Governos assinaram em Abidjan, 14 Acordos, nos mais variados domínios da vida política, diplomática, económica e comercial, tecnológica e sócio-cultural.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginA secretária de Estado para as Relações Exteriores, Esmeralda Mendonça, chegou, esta segunda-feira, a Estocolmo, cidade da Suécia, onde participará da reunião sobre Consultas Políticas entre a República de Angola e o Reino da Suécia.
O acordo sobre a implementação, nos próximos três anos, dos dez pontos da parceria China - África e o anúncio do Governo chinês da disponibilização de um apoio financeiro aos países africanos no valor de 360 mil milhões de yuan (cerca de 51 mil milhões de dólares) são referenciados pelos jornalistas africanos, ainda presentes em Beijing, como sendo os aspectos relevantes das conclusões do 9.º Fórum de Cooperação sino-africana (FOCAC), realizado de 4 a 6 deste mês na capital asiática.
Os ideais do saudoso Presidente António Agostinho Neto, relacionados com a concretização dos anseios do povo, são fundamentos sólidos para a materialização da diversificação económica e alcance da segurança alimentar, considerou, ontem, em Ndalatando, o governador do Cuanza-Norte, João Diogo Gaspar.
O Titular do Poder Executivo, João Lourenço, aprovou, por Despacho, uma despesa global avaliada em 285.001.708,46 dólares norte-americanos para as obras de concepção e construção da Barragem do Bero, na província do Namibe, no âmbito do Programa de Combate à Seca na Região Sul do país.
O segundo comandante provincial de Luanda da Polícia Nacional, comissário Pedro Januário, pediu, esta segunda-feira, aos cidadãos maior colaboração com as forças da ordem e evitarem resistir em caso de uma orientação dada para ajudar a dirimir um possível conflito na via pública.
Vários deputados de diferentes partidos políticos da Assembleia Nacional defenderam, no passado sábado, na província do Moxico, que o Festival do Luvale deve ser orçamentado para que tenha outra dimensão cultural.
Mais de 2.000 agentes de campo do Censo Geral da População e Habitação iniciaram, esta segunda-feira, em Luanda, um ciclo formativo para serem dotados de habilidades, ferramentas e conhecimentos sobre a actividade censitária.