O Presidente da República, João Lourenço, em companhia da Primeira-Dama, Ana Dias Lourenço, deslocou-se, sábado, ao stand de Angola, onde a delegação projecta a participação na Cimeira do Clima COP28, na cidade do Dubai.
O Bureau Político do Comité Central do MPLA congratula-se com a visita oficial do Presidente da República aos Estados Unidos da América (EUA), onde foi recebido, na Casa Branca, pelo homólogo norte-americano, Presidente Joe Biden, na última quinta-feira.
O Presidente da República, João Lourenço, destacou, sábado, os progressos da cooperação com o Botswana e manifestou o interesse de Angola continuar a trabalhar, de forma coordenada, para ampliar e aprofundar as relações entre os dois países, para a concretização de projectos comuns quer a nível bilateral, quer no plano da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC).
Numa mensagem enviada ao homólogo e ao povo do Botswana, no quadro da celebração do 57º aniversário da Independência daquele país, assinalado ontem, 30 de Setembro, o Chefe de Estado destacou o contributo deste país para o desenvolvimento da região.
"Satisfaz-me constatar, nesta data memorável, o importante contributo do Botswana para o desenvolvimento da nossa região e o papel que o vosso povo, sob a liderança de Vossa Excelência, tem desempenhado para a consolidação do processo de desenvolvimento do Botswana e da exemplar democracia que vigora no Vosso país”, lê-se na mensagem.
Durante a visita de Estado efectuada ao Botswana, em Julho do ano em curso, o estadista angolano afirmou, na altura, que Angola vai contar com a experiência do Botswana na produção, transformação e comercialização de diamantes.
Em conferência de imprensa conjunta dos dois Chefes de Estado, João Lourenço destacou as reformas implementadas no sector dos Diamantes naquele país da África Austral, enquanto o Presidente do Botswana, Mokgweetsi Masisi, considerou, na altura, como "histórica” a visita de Estado efectuada ao país pelo seu homólogo, João Lourenço.
Mokgweetsi Masisi sublinhou o facto de a visita de Estado do Presidente João Lourenço ter ocorrido numa altura em que Angola se preparava para acolher "a Cimeira Ordinária da SADC e assumir a presidência desta organização regional”, sediada na capital tswanesa, Gaberone.
Durante a visita, os dois países decidiram institucionalizar encontros regulares sobre a revitalização da cooperação bilateral, com a monitorização e execução dos compromissos assumidos, manter regularmente consultas político-diplomáticas e de cooperação bilateral e multilateral.
Os dois países concordaram, ainda, em acelerar as negociações dos acordos e memorandos de entendimento pendentes, incluindo o Acordo Bilateral de Serviços Aéreos (ABSA), para permitir a ligação directa entre Luanda e Gaberone, bem como reforçar a cooperação e explorar as vantagens comparativas e competitivas nas áreas Político-Diplomática, Petróleos e Derivados, Energia e Águas e Agricultura e Pecuária, bem como nos sectores Diamantífero, Turístico e Ambiente.
Cooperação
bilateral
Angola e o Botswana estabeleceram relações diplomáticas a 18 de Fevereiro de 1976. Em Fevereiro de 2006, os dois países assinaram um Acordo Geral de Cooperação.
Na cooperação entre Angola e o Botswana é prioritário o sector dos Diamantes, a par dos da Educação, Saúde e Meio Ambiente.
O Botswana é um grande produtor mundial de diamantes e Angola busca a experiência desse país membro da SADC na extracção e lapidação.
Actualmente, a produção diamantífera do Botswana corresponde a cerca de 60 por cento das suas exportações. Entre 2002 e 2016, foram produzidos 26 milhões de quilates por ano, o que faz do Botswana o segundo maior produtor mundial de diamantes, atrás da Rússia.
Outra importante fonte de rendimento do Botswana é o ecoturismo. Este país possui a maior concentração de elefantes do mundo (mais de 50 mil). O país ocupa 581 mil quilómetros quadrados, 17 por cento dessas terras estão reservadas para parques nacionais. Possui, igualmente, imensas savanas virgens.
Situado na África Austral, o território do Botswana não possui saída para o mar e limita-se a Norte com a Zâmbia, a Leste com Zimbabwe, a Sul com a África do Sul, a Oeste e Noroeste com a Namíbia.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginO Presidente da República e Comandante-em-Chefe das Forças Armadas Angolanas (FAA) considerou, sábado, o tenente-general na reforma António Valeriano, falecido em Luanda, no passado dia 27 de Novembro, um notável comandante de tropas e homem de múltiplas qualidades.
O embaixador de Angola na Etiópia e representante permanente junto da União Africana (UA) e da UNECA, Miguel César Domingos Bembe, enalteceu, sábado, a 3ª Edição do Fórum Pan-Africano para Cultura de Paz e Não-Violência – Bienal de Luanda, ocorrida nos dias 22, 23 e 24 de Novembro último, com foco no tema “Educação, Cultura de Paz e Cidadania Africana como Ferramentas para o Desenvolvimento Sustentável do Continente”.
Os desafios de transformação digital do Tribunal de Contas estão, agora, mais reforçados, com a celebração de três acordos de cooperação técnica com as congéneres brasileiras do Estado do Ceará, Baía e o Instituto Rui Barbosa, durante o 3º Congresso Internacional dos órgãos supremos de fiscalização da legalidade das finanças públicas, realizado na última sexta-feira, na República Federativa do Brasil.
A provedora de Justiça, Florbela Rocha Araújo, abordou, sexta-feira, com a juíza de Direito responsável pela Sala de Justiça Juvenil do Tribunal da Comarca de Luanda, Maria Alice, questões relacionadas aos direitos da criança.
Os Efectivos da Polícia Nacional, na província do Namibe, em coordenação com o Serviço de Investigação Criminal, deteram dois cidadãos nacionais, de 16 e 30 anos, acusados de furto de 15 milhões de kwanzas, soube, hoje, o JA Online.
A direcção Municipal dos Tempos Livres Juventude e Desportos do município do Cazenga, em Luanda, realizou uma campanha de divulgação dos métodos de prevenção, conhecimento, factores de discriminação, causas e consequências do HIV/SIDA.