Política

João Lourenço destaca cooperação com o Botswana

O Presidente da República, João Lourenço, destacou, sábado, os progressos da cooperação com o Botswana e manifestou o interesse de Angola continuar a trabalhar, de forma coordenada, para ampliar e aprofundar as relações entre os dois países, para a concretização de projectos comuns quer a nível bilateral, quer no plano da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC).

01/10/2023  Última atualização 09H17
Mokgweetsi Masisi, Presidente do Botswana © Fotografia por: Edições Novembro

Numa mensagem enviada ao homólogo e ao povo do Botswana, no quadro da celebração do 57º aniversário da Independência daquele país, assinalado ontem, 30 de Setembro, o Chefe de Estado destacou o contributo deste país para o desenvolvimento da região.

"Satisfaz-me constatar, nesta data memorável, o importante contributo do Botswana para o desenvolvimento da nossa região e o papel que o vosso povo, sob a liderança de Vossa Excelência, tem desempenhado para a consolidação do processo de desenvolvimento do Botswana e da exemplar democracia que vigora no Vosso país”, lê-se na mensagem.

Durante a visita de Estado efectuada ao Botswana, em Julho do ano em curso, o estadista angolano afirmou, na altura, que Angola vai contar com a experiência do Botswana na produção, transformação e comercialização de diamantes.

Em conferência de imprensa conjunta dos dois Chefes de Estado, João Lourenço destacou as reformas implementadas no sector dos Diamantes naquele país da África Austral, enquanto o Presidente do Botswana, Mokgweetsi Masisi, considerou, na altura, como "histórica” a visita de Estado efectuada ao país pelo seu homólogo, João Lourenço.

Mokgweetsi Masisi sublinhou o facto de a visita de Estado do Presidente João Lourenço ter ocorrido numa altura em que Angola se preparava para acolher "a  Cimeira Ordinária da SADC e assumir a presidência desta organização regional”, sediada na capital tswanesa, Gaberone.

Durante a visita, os dois países decidiram institucionalizar encontros regulares sobre a revitalização da cooperação bilateral, com a monitorização e execução dos compromissos assumidos, manter regularmente consultas político-diplomáticas e de cooperação bilateral e multilateral.

Os dois países concordaram, ainda, em acelerar as negociações dos acordos e memorandos de entendimento pendentes, incluindo o Acordo Bilateral de Serviços Aéreos (ABSA), para permitir a ligação directa entre Luanda e Gaberone, bem como reforçar a cooperação e explorar as vantagens comparativas e competitivas nas áreas Político-Diplomática, Petróleos e Derivados, Energia e Águas e Agricultura e Pecuária, bem como nos sectores Diamantífero, Turístico e Ambiente.

 
Cooperação bilateral

Angola e o Botswana estabeleceram relações diplomáticas a 18 de Fevereiro de 1976. Em Fevereiro de 2006, os dois países assinaram um Acordo Geral de Cooperação.

Na cooperação entre Angola e o Botswana é prioritário o sector dos Diamantes, a par dos da Educação, Saúde e Meio Ambiente.

O Botswana é um grande produtor mundial de diamantes e Angola busca a experiência desse país membro da SADC na extracção e lapidação.

Actualmente, a produção diamantífera do Botswana corresponde a cerca de 60 por cento das suas exportações. Entre 2002 e 2016, foram produzidos 26 milhões de quilates por ano, o que faz do Botswana o segundo maior produtor mundial de diamantes, atrás da Rússia.

Outra importante fonte de rendimento do Botswana é o ecoturismo. Este país possui a maior concentração de elefantes do mundo (mais de 50 mil). O país ocupa 581 mil quilómetros quadrados, 17 por cento dessas terras estão reservadas para parques nacionais. Possui, igualmente, imensas savanas virgens.

Situado na África Austral, o território do Botswana não possui saída para o mar e limita-se a Norte com a Zâmbia, a Leste com Zimbabwe, a Sul com a África do Sul, a Oeste e Noroeste com a Namíbia.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política