Política

João Lourenço defende que África tem potencial para produzir mais energias de fontes limpas

JA Online

O Presidente da República, João Lourenço, admitiu, esta terça-feira, em Abu Dhabi, Emirados Árabes Unidos, que o continente africano a julgar pelos recursos hídricos que possui tem possibilidades de construir mais barragens hidroeléctricas e produzir mais energias de fontes limpas.

17/01/2023  Última atualização 12H33
© Fotografia por: Cedida

Ao intervir sobre energias limpas no Fórum sobre Sustentabilidade, João Lourenço realçou, igualmente, que "o continente tem felizmente bastante sol, um bem que a natureza nos oferece para poder transformar este sol em energia com recurso aos painéis solares". 

Num painel de debate com perguntas e respostas, ladeado do Chefe de Estado da Zâmbia, o estadista angolano destacou, de igual modo,  a urgente necessidade de infra-estruturas energéticas para a electrificação e industrialização do continente.

Por outro lado, para que se alcancem estes objectivos, o Presidente João Lourenço entende também ser fundamental o envolvimento, quer dos países ricos como das instituições internacionais de financiamento para haver investimento público e privado no sector de produção de energias limpas.

"Nós pensamos que se tivermos esta visão em andarmos rápidos, com certeza estaremos a fazer um grande bem a natureza reduzindo as emissões de gases poluentes", assinalou João Lourenço.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política