Política

João Lourenço abordou questões bilaterais e regionais com Antony Blinken

JA Online

O Presidente da República, João Lourenço, abordou, na tarde desta quinta-feira, diferentes questões da actualidade bilaterais e regionais com o secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken, numa conversa por telefone.

19/01/2023  Última atualização 19H22
© Fotografia por: CIPRA

"A conversa serviu para um balanço da cimeira Estados Unidos-África que teve lugar Dezembro último em Washington, tendo a parte americana garantido a implementação das decisões tomadas naquele fórum”, avança uma nota da Secretária de Imprensa da Presidência da República.


A propósito, lê-se no documento, as personalidades que o Presidente Joe Biden indigitou para acompanharem de perto o processo posterior da Cimeira de Washington vão visitar o continente africano no próximo mês de Fevereiro, digressão que terá Angola na agenda.


No telefonema, conforme a nota, foi também abordada a cooperação bilateral, nomeadamente o interesse crescente do investimento americano no mercado angolano.



Questões regionais


Sobre as questões regionais, o documento avança que os Estados Unidos reiteraram o apoio à liderança do Presidente João Lourenço na procura de soluções para os conflitos na RCA e no Leste da República Democrática do Congo. Relativamente a este último, o Governo norte-americano defende a necessidade da implementação das decisões tomadas pela Cimeira de Luanda e apela à assunção de responsabilidades por parte dos intervenientes, no que diz respeito concretamente à retirada do M 23 das posições que ocupa em território congolês e a criação de condições para o acantonamento dos elementos dessa força.


"Na interacção desta tarde entre o Presidente da República de Angola e o Secretário de Estado norte-americano, foi sublinhada a importância de a comunidade internacional concentrar o seu apoio às iniciativas regionais, isto é, ao processo de Luanda e ao processo de Nairobi”, conclui a nota envida ao Jornal de Angola.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política